De FCA para Stellantis

Jeep Avenger e Fiat 600 repetem a história de Renegade e 500X

Com propostas totalmente diferentes, Fiat e Jeep repetem estratégia feita com Renegade e 500X em Avenger e 600

Renegade
Jeep Avenger [divulgação]

Desde a criação da FCA, a Fiat e a Jeep têm trabalhado de maneira fortemente unida no desenvolvimento de modelos. Para tanto, temos a Toro sendo feita na mesma plataforma de Compass e Commander. Mas também modelos equivalentes entre as duas marcas. Começou com Renegade e 500X, mas agora chegou ao Jeep Avenger e ao Fiat 600.

Onde tudo começou

Quando a então FCA, antes de ser Stellantis, decidiu por tocar um projeto de SUV compacto para o mundo, Jeep e Fiat entraram na lista de prioridade. A plataforma Small Wide 4×4 foi desenvolvida para os modelos, tomando como base inicial a plataforma SCCS que serviu ao Fiat Punto e ao Opel Corsa (quando ele ainda era da GM).

Jeep Renegade e Fiat 500X surgiram em 2014 com propostas totalmente diferentes. O Jeep é um SUV mais quadrado, parrudo, nitidamente voltado a aventuras off-road. Além disso, por conta do posicionamento de sua marca, tem acabamento mais sofisticado e refinado, além de opção de tração 4×4 como foco.

Já o Fiat 500X é do outro oposto. Ele é um modelo mais urbano, apoiando-se no visual retrô do 500 como charme. O acabamento é mais simples, com mais plásticos duros e ainda menor que o Renegade por dentro por conta da carroceria bem redonda. Conta até com uma versão Dolce Vitta que tem teto de tecido.

Na Europa e EUA, os dois modelos são vendidos ao mesmo tempo, mas aqui no Brasil a FCA decidiu não arranjar briga. A ideia era tornar a Jeep uma marca de alto volume, tendo o Renegade como modelo que estreou a produção nacional da marca. Houve um forte receio de que o 500X pudesse atrapalhar as vendas do Renegade no Brasil.

Como evoluiu

A proximidade Jeep e Fiat aconteceu novamente agora em 2023. Depois de estabelecida a Stellantis, as marcas do lado FCA passaram a usar componentes e plataformas da então PSA. O primeiro modelo nessa estratégia foi o Jeep Avenger. Um SUV compacto menor que o Renegade que nasceu só para ser elétrico, mas mudou de estratégia rapidamente.

O Avenger tem estilo que mistura elementos do Renegade, como traseira com lanternas em X e linhas mais quadradas, com parte do visual do Compass – tal qual a dianteira e desenho das janelas. Basicamente ele é um filho de Compass e Renegade e, por muito tempo, foi até apelidado de mini-Renegade.

Já o Fiat 600 segue, novamente, pela escola retrô. Ele é um SUV, mas é mais baixo e largo que o Avenger, dando a ele uma cara de hatch médio. O estilo é inspirado no 500, contando com os mesmos faróis de bolinha e frente estilo anos 1960. Tal qual o Jeep, nasceu só para ter motor elétrico, só que a demanda por motores a combustão os fizeram mudar.

E no Brasil?

Aqui no Brasil temos o Jeep Renegade desde seu lançamento global. O Fiat 500X não foi cogitado para produção nacional para não atrapalhar o primo. Contudo, a Fiat trouxe o SUV compacto ao país no Salão do Automóvel de 2018 e prometeu importá-lo caso o dólar baixasse de R$ 3,80. O que nunca aconteceu.

Já com o Avenger, a Stellantis fará modificações no modelo para que ele fique mais sofisticado e diferente para o Brasil. Ele seguirá atuando abaixo do Renegade, que terá mudanças aqui antes de uma nova geração. Mas o acabamento do modelo europeu ficou simples demais para o tipo de cliente que a Jeep tem no Brasil.

Jeep Avenger [divulgação]
Jeep Avenger [divulgação]

Já o Fiat 600 tem poucas chances de vir para cá. O modelo pode até aparecer como importado em versão elétrica para que a Fiat cumpra as metas elétricas que todas as marcas do grupo tem. Mas produção nacional é inviável, visto que brigaria diretamente com o Pulse, que ainda tem muita lenha para queimar antes da nova geração.

Dentre todos esses SUVs, qual seu favorito? Conte nos comentários.