O mundo dos carros na China é muito peculiar. Entre as situações mais bizarras estão de Volkswagen e Honda. As duas marcas contam com sócias diferentes e precisam agradar a ambas, o que leva à criação de vários modelos redundantes. Só que o caso da fabricante japonesa é ainda mais peculiar.
Lá na China, a operação da Honda é 65% da marca japonesa, 15% da GAC e 10% da Dongfeng. Por muitos anos, as marcas internacionais só podiam atuar na China quando fizessem parcerias com marcas locais. E por isso a Honda decidiu se juntar a duas montadoras já estabelecidas. Mas isso criou uma verdadeira bagunça em sua linha atual.
Hoje, a Honda vende um total de 28 carros na China. Mas, na prática, são “só” 14 carros diferentes. Isso porque todos os modelos da Honda vendidos pela parceira GAC tem um equivalente da Dongfeng, mudando apenas o nome, para-choques, faróis, lanternas e (em raros casos) elementos internos.
É interessante notar que, por ser a sócia com maior participação, a GAC recebe a maioria dos modelos internacionais, enquanto a Dongfeng faz os alternativos. Mas não é exatamente uma regra, visto que ela tem suas exceções. Assim como também há exceções em que os modelos são idênticos e só trocam de nome.
SUVs clonados
Tomemos como exemplo o XR-V da Dongfeng e o Vezel da GAC. Ambos são o nosso HR-V, mudando apenas a grade frontal e detalhes de para-choque. O Vezel (nome que o modelo usa no Japão também) tem a grade das versões 1.5 aspiradas brasileiras, enquanto o XR-V adota o visual dos modelos turbo brasileiros.
A Honda ainda tem mais outros HR-V em linha. A geração anterior ainda é vendida por lá, mas como elétrico. A Dongfeng tem o M-NV, que tem visual totalmente diferente do modelo de origem, enquanto o VE-1 da GAC preserva mais suas origens. Há ainda o GAC E:NPI e o Dongfeng E:NP1, versões elétricas idênticas do atual HR-V.
Por falar em HR-V, o modelo que usa esse nome por lá, na verdade, é o ZR-V. Então calma que vai ficar confuso. A GAC tem o ZR-V igualzinho ao nosso. Já a Dongfeng comercializa o SUV médio sobre o nome HR-V, mas ele traz dianteira bem mais interessante visualmente e lanternas traseiras conectadas.
Contrariando a regra de prioridade da GAC, a Dongfeng vende o CR-V igual ao modelo internacional, enquanto a GAC tem o Breeze, seu equivalente. Fechando, temos o UR-V na Dongfeng e o Avancier na GAC. O modelo é um SUV cupê que se posiciona acima do CR-V e do Breeze.
Recentemente a marca também revelou seus novos modelos elétricos. Do lado Dongfeng temos o P7 e o E:NS2, com seus equivalentes GAC S7 e E:NP2. Eles são SUVs cupês totalmente elétricos com estilo bem ousado e que estrearam o novo logotipo da marca japonesa.
Além dos SUVs
Saindo do mundo dos SUVs, temos as minivans Elysion da Dongfeng e a Odyssey da GAC. Já o Fit é vendido pela GAC e tem um primo idêntico na Dongfeng, que se chama Life. Diferentemente de todos os outros carros, Fit e Life são totalmente idênticos – nem mesmo o para-choque muda.
O Civic é comercializado na China pela Dongfeng, tanto como sedã, quanto como hatch. Para não ficar atrás, a GAC conta com o Integra em versões hatch e sedã. Vale lembrar que esse nome foi ressuscitado pela Acura nos EUA, que vende um equivalente do Civic, mas mais refinado. Aqui, os dois modelos têm visual diferente, mas mesmo nível de luxo.
O Accord está na GAC, enquanto seu equivalente na Dongfeng se chama Inspire. A marca ainda conta com os irmãos Crider (GAC) e Envix (Dongfeng). Eles não passam de dois Honda City esticados e com visual diferenciado.
Fazendo as contas finais, dos 28 modelos da Honda na China, 14 são redundantes. Somente 8 são internacionais, sendo que a Dongfeng vende 5 deles e a GAC tem três. Exclusivo para o mercado chinês temos 18 carros ao todo, sendo destes somente cinco modelos totalmente originais, enquanto o restante é redundante.
Qual dos Honda chineses é seu favorito? Conte nos comentários.
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