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Um Fit queixudo

Honda dos EUA deformou o Fit por duas gerações para atender à legislação

Como cada país tem uma legislação diferente, é comum ver carros com estilo modificado. Mas a Honda deformou o Fit por duas gerações

Honda Fit americano vermelho com faróis na cor da carroceria
Honda Fit [divulgação]

Desde seu lançamento em 2001, o Honda Fit sempre foi conhecido pelo visual estilo monovolume, com capô curto, vidro dianteiro bem inclinado e estilo que lembrava as minivans. Esse é e sempre foi o seu charme. Mas, as regras dos EUA e Canadá, fizeram com que o Fit ficasse deformado por duas gerações.

Primeira geração do Honda Fit não durou muito tempo

Como os EUA são bastante avessos a carros compactos, o Fit demorou demais para aparecer por lá. Enquanto os japoneses já tinham contato com o modelo desde 2001 e os brasileiros o receberam em 2004, o compacto só foi aparecer por lá em 2006 como modelo 2007, sendo descontinuado em 2008. Ou seja, foi um carro que durou cerca de dois anos.

Por conta da legislação norte-americana, o Honda Fit para esse lado do continente era 17 cm mais longo que a variante global. E todo esse crescimento de comprimento se deu na dianteira. É possível perceber a mudança de angulação no capô do Fit americano, que é menos inclinado, arruinando o perfil monovolume do hatch.

O para-choque também é mais bojudo, fazendo com que, além de ter a frente mais longa, o Fit americano parecesse queixudo. O para-choque tinha desenho completamente diferente da variante internacional. Além disso, os faróis não tinham máscara negra ou cromada, como era no Brasil, mas sim da cor da carroceria.

Nos EUA, a primeira geração do Honda Fit foi vendida somente em duas versões: Sem Nome e Sport. O modelo de entrada tinha calotas e um desenho mais simples, mas vinha bem completo. Já o Sport adicionava para-choques esportivos, aerofólio traseiro, saia lateral e interior com revestimento diferenciado.

Ambos eram equipados com motor 1.5 quatro cilindros aspirado de 109 cv com opção de câmbio manual de cinco marchas ou automático tradicional de cinco marchas. O restante do mundo contava com câmbio CVT no Honda Fit, mas a rejeição norte-americana a esse tipo de transmissão, fez a Honda mudar.

Segunda geração bicuda do Honda Fit

Diferentemente da primeira geração do Honda Fit, que durou pouco e chegou atrasada aos EUA, o segundo modelo foi mais rápido. Estreou globalmente em 2007 e chegou aos EUA e Canadá no ano seguinte. Dessa vez, a deformação na carroceria do modelo se deu por conta de regras de segurança canadenses do Canada Motor Vehicle Safety Standards (CMVSS).

Honda Fit Sport americano azul em uma rua da califórnia
Honda Fit Sport [divulgação]

Como resultado, novamente o Fit americano era mais longo e bicudo. O acréscimo de comprimento não foi tão grande dessa vez, marcando 10 cm a mais que o modelo internacional. Contudo, foi por conta da frente e traseira, dessa vez. Só que a solução de estilo da Honda fez ele parecer ainda mais deformado que o anterior.

Isso se deu por conta do para-choque frontal ser mais rente ao restante da dianteira, fazendo com que a frente ficasse com capô menos inclinado e pontuda. Como essa geração do Honda Fit tem frente ainda menor que o anterior e mais inclinada, isso ficou escancarado. O para-choque traseiro também foi aumentado para evitar batidas na traseira.

Seguindo o que era feito anteriormente, o Honda Fit americano era vendido nas versões Sem nome e Sport. O motor era o mesmo 1.5 quatro cilindros, mas agora com 119 cv. O câmbio era manual de cinco marchas ou automático tradicional de cinco marchas. Ele recebeu uma pequena mudança visual em 2012, mas permaneceu bicudo.

Houve também uma versão totalmente elétrica do Fit, que era oferecida somente na Califórnia com produção limitadíssima. Foram apenas 1.100 unidades que eram entregues a clientes por meio de leasing, não podendo ser comprado nem ao final do contrato. A autonomia era de ridículos 132 km. 

Na terceira geração, tudo voltou ao normal

Felizmente, a terceira geração do Fit unificou as coisas. O modelo era vendido com 3,95 m de comprimento na Índia e no Japão por conta de regras que incentivam carros de menor porte, enquanto o resto do mundo recebia a variante de 4,10 m. Mas, dessa vez, o comprimento extra se dava apenas por conta dos para-choques, dianteiro e traseiro.

O Fit brasileiro e o americano contavam com a parte inferior mais bojuda e quadrada, enquanto o japonês e indiano tinham a frente mais arredondada e o para-choque praticamente colado aos faróis. O comprimento extra também se deu por conta do para-choque traseiro expandido para evitar amassados – mas somente pós reestilização.

Honda Fit de terceira geração
[divulgação]

Você já conhecia o Honda Fit deformado dos EUA? Conte nos comentários.