De olho em tudo

Ford planeja sistema que dedura motoristas para a polícia

Em busca de soluções para um trânsito mais seguro, a Ford tem desenvolvido um sistema dedo-duro para seus carros

Ford F-150 Raptor
Ford F-150 Raptor [Divulgação]

A Ford patenteou um sistema bastante curioso no exterior. Na tentativa de inibir os condutores que andam acima da velocidade máxima de seus carros, a marca busca ter um sistema que denuncie os motoristas que excedam o limite. Dessa forma, o carro entregaria um condutor enviando a infração diretamente para a polícia.

De acordo com o site Motor Authority, o sistema foi registrado como um método para detecção de violações de velocidade. Originalmente, a tecnologia foi registrada no escritório de patentes dos EUA em janeiro de 2023, sendo que a última atualização foi feita no dia 18 de julho deste ano.

O funcionamento do carro seria por meio das câmeras que são instaladas nos veículos. Caso um veículo da Ford detecte um outro carro em alta velocidade, ele pode tirar uma foto do veículo infrator e enviá-la diretamente para a polícia. Além da imagem, os carros da Ford podem ser capazes de enviar detalhes da infração por meio de um relatório.

SUVs
Ford Mustang Mach-E [Auto+ / João Brigato]

Sistema dedo-duro da Ford

Entretanto, existem algumas questões que a marca americana precisaria vencer. Primeiramente, a Ford teria que ter um argumento legal que justificasse o uso da tecnologia que transforma seus carros em radares ambulantes. Por isso, seria necessário compreender qual seria a justificativa da montadora. Evidentemente que um recurso assim facilitaria a vida dos policiais, mas é preciso que ele não quebre nenhuma lei de trânsito.

Por enquanto, não há nenhuma previsão se o sistema vai ser adicionado aos carros da Ford. É comum que as marcas registrem patentes de novas tecnologias, mas nem sempre elas são incorporadas aos carros de rua. Por isso, vamos aguardar se a marca do oval azul vai transformar, de fato, seus carros em radares.

Você acha que o sistema da Ford ajudaria a melhorar o trânsito? Deixe nos comentários a sua opinião.