Ele tem 60 anos de trajetória

Ford Mustang envelheceu como vinho bom e ama velocidade

Com 60 anos de estrada, o Ford Mustang sempre quis chamar atenção do publico, seja pelo visual ou pelo desempenho apimentado

Ford Mustang GT [Auto+ / João Brigato]
Ford Mustang GT [Auto+ / João Brigato]

O ano de 2024 é muito especial para o Ford Mustang pelos 60 anos completos de trajetória. Mesmo após diversas gerações ele segue transmitindo a mesma proposta: a de oferecer emoção ao volante. Aperte os cintos e conheça um pouco da sua história.

A história do Ford Mustang começa em 17 de abril de 1964 à época da apresentação na Feira Mundial de Nova York. Segundo o portal Auto Entusiastas, os valores partiam de US$ 2,3 mil (algo em torno de pouco mais de R$ 13 mil).

O carro no momento certo, pois o público buscava por carros potentes, porém, de tamanho compacto. Segundo o portal Motor1.Com, a primeira geração do Mustang nasceu da base do Falcon.

Ford Mustang 0001 Stanley Tucker (divulgação)

Já chegava com V8

As versões mais acessíveis utilizavam motor de seis cilindros, enquanto as mais caras traziam o V8. Em pouco mais de dois anos de venda, o Mustang já acumulava um milhão de unidades comercializadas nas carrocerias cupê ou conversível.

Em meados de 1973, os Estados Unidos sofreu com a crise do petróleo. Sendo assim, os donos não queriam desfrutar de potência, mas sim de economia por conta do preço da gasolina. No ano seguinte, em 1974, a Ford utilizou a arquitetura do Pinto na segunda geração do Mustang.

piores gerações de carros de sucesso
Ford Mustang II [divulgação]

Aqui, ele destoou de toda sua proposta. O tamanho ainda era compacto, mas o motor era voltado para economia de combustível. Essa foi uma geração que não teve muito sucesso, mas a Ford mudou na terceira geração de 1970.

Agora, ele usava uma nova plataforma, o que proporcionava um espaço interno mais amplo. Uma curiosidade é que esta geração viveu 14 anos a base de pequenas mudanças visuais – durou de 1979 até 1993.

Contudo, em 1994, o mundo se deparava com o Mustang de quarta geração. Ele tinha uma nova plataforma e um visual avançado para a época. Já que tinha ar de carro grande, largo e comprido. Aliás, essa foi uma carroceria que durou bastante tempo, pois foi em 2004 que o público conheceu a quinta geração do esportivo norte-americano.

Ford Mustang
Ford Mustang GT Conversível 1994 [Divulgação]

A quinta geração foi a que mais trouxe um ar agressivo. E não custa lembrar, que o Ford Mustang participou de diversos filmes. Entre eles, a icônica perseguição em Bullitt, com o lendário astro Steve McQueen, além de “60 Segundos” de 2000.

Mustang Eleanor (divulgação)

A geração apresentada em 2004 e início de 2005 teve de lidar com duras críticas em relação à sua suspensão traseira. Como ela era fixada em três pontos da carroceria, acabava por afetar o desempenho do modelo em vias irregulares.

A sexta geração foi a primeira vendida oficialmente no Brasil. Até então, ele chegava importado de maneira independente. As vendas começaram em meados de 2014.

A sexta geração passou por mudanças em 2018, principalmente na parte mecânica. Foi nessa época em que ele ganhou o câmbio automático de 10 marchas em trabalho conjunto ao V8.

Atualmente, os brasileiros podem comprar a sétima geração do modelo. Ele chegou no início do ano oferecendo o motor 5.0 V8 de 488 cv e 58 kgfm, o que possibilita um 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. O preço é de R$ 529 mil na versão GT, a única disponível em nosso mercado.

Ford Mustang GT [Auto+ / João Brigato]
Ford Mustang GT [Auto+ / João Brigato]

Capítulos à parte

Para agradar mais clientes e entrar na era da eletrificação, a Ford lançou o Mustang Mach-E. Modelo 100% elétrico é capaz de entregar 487 cv e 87,6 kgfm, com 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e uma autonomia elétrica de 379 km, segundo o Inmetro.

Quem quiser mais emoção, lá fora, o Mustang GTD ostenta o título de modelo mais caro e potente feito para andar nas ruas. Entre os destaques, o motor 5.2 V8 Supercharger rende 800 cv.

Ford Mustang GTD [divulgação]
Ford Mustang GTD [divulgação]

Aliás, as versões especiais que ostentam o título Shelby também merecem uma menção honrosa. Além de cara de esportivo raiz, esses Mustang gostavam de voar nas pistas e atraíam qualquer fã de carros pelo seu ronco chamativo e visual de tirar o fôlego.

Mustang GT350 Heritage Edition (divulgação)

Durante seis décadas o Ford Mustang sabe emocionar ao volante, assim como o ronco do V8. Um dos modelos mais icônicos de todos os tempos!

Você conhece o Ford Mustang de perto? Já deu uma voltinha nele? Conte nos comentários