O ano de 2024 é muito especial para o Ford Mustang pelos 60 anos completos de trajetória. Mesmo após diversas gerações ele segue transmitindo a mesma proposta: a de oferecer emoção ao volante. Aperte os cintos e conheça um pouco da sua história.
A história do Ford Mustang começa em 17 de abril de 1964 à época da apresentação na Feira Mundial de Nova York. Segundo o portal Auto Entusiastas, os valores partiam de US$ 2,3 mil (algo em torno de pouco mais de R$ 13 mil).
O carro no momento certo, pois o público buscava por carros potentes, porém, de tamanho compacto. Segundo o portal Motor1.Com, a primeira geração do Mustang nasceu da base do Falcon.
Já chegava com V8
As versões mais acessíveis utilizavam motor de seis cilindros, enquanto as mais caras traziam o V8. Em pouco mais de dois anos de venda, o Mustang já acumulava um milhão de unidades comercializadas nas carrocerias cupê ou conversível.
Em meados de 1973, os Estados Unidos sofreu com a crise do petróleo. Sendo assim, os donos não queriam desfrutar de potência, mas sim de economia por conta do preço da gasolina. No ano seguinte, em 1974, a Ford utilizou a arquitetura do Pinto na segunda geração do Mustang.
Aqui, ele destoou de toda sua proposta. O tamanho ainda era compacto, mas o motor era voltado para economia de combustível. Essa foi uma geração que não teve muito sucesso, mas a Ford mudou na terceira geração de 1970.
Agora, ele usava uma nova plataforma, o que proporcionava um espaço interno mais amplo. Uma curiosidade é que esta geração viveu 14 anos a base de pequenas mudanças visuais – durou de 1979 até 1993.
Contudo, em 1994, o mundo se deparava com o Mustang de quarta geração. Ele tinha uma nova plataforma e um visual avançado para a época. Já que tinha ar de carro grande, largo e comprido. Aliás, essa foi uma carroceria que durou bastante tempo, pois foi em 2004 que o público conheceu a quinta geração do esportivo norte-americano.
A quinta geração foi a que mais trouxe um ar agressivo. E não custa lembrar, que o Ford Mustang participou de diversos filmes. Entre eles, a icônica perseguição em Bullitt, com o lendário astro Steve McQueen, além de “60 Segundos” de 2000.
A geração apresentada em 2004 e início de 2005 teve de lidar com duras críticas em relação à sua suspensão traseira. Como ela era fixada em três pontos da carroceria, acabava por afetar o desempenho do modelo em vias irregulares.
A sexta geração foi a primeira vendida oficialmente no Brasil. Até então, ele chegava importado de maneira independente. As vendas começaram em meados de 2014.
A sexta geração passou por mudanças em 2018, principalmente na parte mecânica. Foi nessa época em que ele ganhou o câmbio automático de 10 marchas em trabalho conjunto ao V8.
Atualmente, os brasileiros podem comprar a sétima geração do modelo. Ele chegou no início do ano oferecendo o motor 5.0 V8 de 488 cv e 58 kgfm, o que possibilita um 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. O preço é de R$ 529 mil na versão GT, a única disponível em nosso mercado.
Capítulos à parte
Para agradar mais clientes e entrar na era da eletrificação, a Ford lançou o Mustang Mach-E. Modelo 100% elétrico é capaz de entregar 487 cv e 87,6 kgfm, com 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e uma autonomia elétrica de 379 km, segundo o Inmetro.
Quem quiser mais emoção, lá fora, o Mustang GTD ostenta o título de modelo mais caro e potente feito para andar nas ruas. Entre os destaques, o motor 5.2 V8 Supercharger rende 800 cv.
Aliás, as versões especiais que ostentam o título Shelby também merecem uma menção honrosa. Além de cara de esportivo raiz, esses Mustang gostavam de voar nas pistas e atraíam qualquer fã de carros pelo seu ronco chamativo e visual de tirar o fôlego.
Durante seis décadas o Ford Mustang sabe emocionar ao volante, assim como o ronco do V8. Um dos modelos mais icônicos de todos os tempos!
Você conhece o Ford Mustang de perto? Já deu uma voltinha nele? Conte nos comentários