Eco antes do Sport

Ford jogou fora um EcoSport em 1996

Antes mesmo do Ford EcoSport que conhecemos, a marca do oval azul flertou com a ideia de um SUV compacto com linhas inspiradas no Ka

Ford "EcoSport" [reprodução]
Ford "EcoSport" [reprodução]

Lançado em 2003, o Ford EcoSport ditou as regras do que é um SUV compacto até hoje. Derivado do Fiesta, o modelo mostrou ao mundo que as pessoas, de fato, queriam um modelo mais alto, mais robusto, mas não necessariamente off-road (só que aparentasse isso). Só que o Ford EcoSport quase foi lançado em 1996.

Em uma visita ao museu da Ford em Dearborn, Michigan, o Top Gear revelou alguns carros e protótipos que a marca do oval azul deixa escondido em um outro local, não acessível ao público. Só que o carro que mais chamou atenção foi o EcoSport, digamos, geração zero. O modelo foi desenvolvido em 1996 e tinha intenção de ser produzido em 1998.

Na época, a Ford vivia o auge do estilo New Edge, representado (principalmente) por Ka e Focus. É possível ver a forte influência desses modelos no design do EcoSport ancião. Os para-lamas com recortes fortes integrados ao para-choque dianteiro, além da linha lateral, são praticamente idênticos aos do Ka.

A frente tem faróis retangulares e grade frontal mais sem graça, com toque parecido com dos sedãs da marca na época. Mas repare no desenho da parte inferior do para-choque: muito parecido com o que se tornou, de fato, o EcoSport. Outro elemento em comum ao Eco é a terceira janela retangular integrada ao vidro traseiro. 

Mistérios

Poucos detalhes sobre o modelo foram revelados, a única afirmação é que ele contava com motor 2.0 quatro cilindros aspirado – provavelmente o Duratec do Focus que rendia de 148 cv a 170 cv, dependendo do mercado. O motor foi usado no EcoSport no Brasil com 145 cv durante a primeira geração.

Ford EcoSport [divulgação]
Ford EcoSport [divulgação]

Pouco também era sabido sobre as dimensões e base do modelo. É provável que ele era um pouco maior do que o EcoSport brasileiro, pendendo mais para o lado do Escape. Por isso, a plataforma usada pode ter sido a do Focus. Contudo, é interessante notar como a Ford quase entrou no jogo dos SUVs antes mesmo de sua criação original.

Acha que a Ford teria feito sucesso com esse EcoSport antes do modelo lançado no Brasil? Conte nos comentários.


>> Ford registra patente que transforma porta-malas em geladeira

>> Como a Ford salvou a Kia da falência com um carro barato

>> Ford vai promover Mustang GTD na Europa com as 24h de Le Mans