A volta dos que se foram

Ford Fusion e Edge seguem vivos e aterrorizam rivais na China

Na China, a gama da Ford é bem mais ampla do que a brasileira. Lá, até modelos mortos aqui como o Edge e o Fusion seguem vivos

Ford Edge
Ford Edge L Titanium 2024 China [Divulgação]

Há um bom tempo atrás, a Ford tinha um portfólio repleto de modelos, desde os mais acessíveis como o Ka e chegavam em mais sofisticados e de nicho como o Mustang. E no meio, estavam os médios Fusion e Edge. Eles atraíam os clientes pelo porte encorpado, motor potente próximo dos rivais e pela ampla lista de itens de série. Só que, morreram no Brasil de forma abrupta e seguem bem plenos lá na China.

Aliás, lá a gama da marca norte-americana é bem mais ampla. Os chineses possuem diversas opções de SUVs e o Edge L é um deles. Externamente, o SUV chama atenção pelo desenho sofisticado e pelas linhas retas em toda a carroceria. Na dianteira, a grade frontal é escurecida e há uma conexão entre os faróis. Seu capô é amplo e cheio de vincos. Nas laterais, as rodas de tamanho grande e a linha de cintura alta dão um toque de elegância ao modelo.

O Ford Edge já não é mais oferecido nos Estados Unidos e nem no Brasil. Mas, os chineses desfrutam do modelo, que agora pode acomodar confortavelmente 7 pessoas. Ele é ofertado em versões híbridas e a combustão. Normalmente, a marca usa motor 2.0 turbo EcoBoost de 251 cv e mais um eletrificado. Caso viesse para cá, incomodaria o Jeep Commander, Toyota SW4 e mais modelos.

Ford Edge
Ford Edge L ST Line China 2024 [Divulgação]

Fusion sempre tentou ser um Camry

Já para quem não gosta dos SUVs, a linha de sedãs da Ford ainda tem uma opção que os brasileiros tiveram há bastante tempo. O Fusion segue pleno e bem atualizado para tentar roubar os clientes do Toyota Camry e mais modelos por lá. Uma curiosidade é que os chineses o conhecem como Mondeo, um outro sedã que também já foi oferecido Brasil. Só que, há bem mais de 10 anos.

Atualmente, o Fusion é baseado no Ford Evos, uma mistura de SUV com perua. O sedã segue o Edge e traz visual elegante e sóbrio, o que os sedãs médios tanto possuem como atrativo. Um destaque é a queda inclinada do teto, o que dá um ar de cupê ao modelo. Em algumas versões, ele utiliza o motor 1.5 turbo EcoBoost híbrido. Assim, atrai clientes pelo desenho charmoso e por ser amigo do meio ambiente. Entretanto, não existe previsão para que eles voltem a ser vendidos no Brasil.

Você sente a falta desses dois carros da Ford? Sabia que eles continuavam vivos? Conte nos comentários


>> Conceito BYD Ocean M Hot Hatch é mostrado na China

>> Preço dos carros elétricos ficarão mais baratos em 2024

>> Ram 1500 RHO é um monstro de 540 cv