A China ficou conhecida por ser o berço de diversas marcas de carros e muitos deles eram quase clones de modelos de sucesso. Poucas pessoas devem conhecer os Zotye Z200 e Z200 HB, mas se falar dos Fiat Palio e Siena logo reconhecem. Hoje, vamos conhecer quem eram esses carros italianos que ganharam uma espécie de irmão chinês bem parecido.
Segundo o site Car News China, a história começou em 2008. Na época, a Fiat vendeu as plataformas dos seus modelos compactos para a montadora chinesa Zotye. Eles logo ganharam forma e um nome diferente: Langjun e Langjie. Só que, em meados de 2011 eles foram rebatizados para Z200, para o sedã e Z200HB para o hatch.
Esteticamente, os Fiat Palio e Siena tiveram a dianteira bastante modificada. Vale lembrar que os chineses eram baseados na reestilização dos anos 200 dos modelos italianos apresentada em solo brasileiro. Mas, as laterais praticamente não mudaram e é onde mora a maior semelhança entre os carros.
Tem dedo da Hyundai e da Mitsubishi nessa história
A traseira de ambos Zotye também era modificada. É bom reforçar que os Z200 e Z200 HB não se tratam de clones chineses dos Palio e Siena, pois a Zotye tinha autorização para fabricar automóveis parecidos com os italianos. A cabine dos modelos também era bastante diferente.
Para atrair mais clientes, eles tinham a lista de itens de série composta por direção hidráulica, rádio com conexão para CD, USB e MP3, freios ABS com EBD, seis alto-falantes, ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros e travas elétricas e mais equipamentos.
De acordo com o portal Autoo, os Zotye Z200 e Z200 HB tinham como equipamentos de fábrica nas versões mais caras partida sem chave e até controle de cruzeiro. No caso do Palio chinês, ele tinha 3,82 m de comprimento, 1,64 m de largura, 1,44 m de altura e entre-eixos de 2,38 m.
Ele até chegou a ser vendido no Uruguai. Uma curiosidade a ser contada é que os Fiat Palio e Siena da Zotye tinham motor da Mitsubishi. Ele podia ser o 1.3 aspirado de 92 cv ou 1.5, também aspirado, de 118 cv. Eles só podiam ser abastecidos com gasolina.
Outro destaque é que eles podiam ter câmbio manual de cinco marchas ou uma transmissão automática de quatro velocidades. Conforme o portal Motor1.Com, este segundo item era emprestado da Hyundai. Hoje ambos já não são mais produzidos e não vieram ao Brasil para saludar os compactos italianos.
Você conhecia esses Fiat Palio e Siena chineses? O que achou do visual? Conte nos comentários