O Fiat Multipla é um dos carros mais controversos da história da indústria automobilística, frequentemente listado entre os modelos menos atraentes já lançados. Embora fora de linha há pelo menos 14 anos, ainda existem algumas unidades esquecidas em concessionárias europeias.
Os registros de vendas no Velho Continente apontam a comercialização de pelo menos um Fiat Multipla zero-quilômetro entre janeiro e julho deste ano, conforme publicado pelo Motor1 Brasil.
Esse fato curioso naturalmente chama atenção, pois o Fiat Multipla deixou de ser oferecido desde 2010, tornando-se um dos chamados “carros zumbis.” Ou seja, são veículos que deixaram de ser produzidos há algum tempo, mas que ainda podem ser encontrados nos pátios de concessionárias.
Além do modelo da Fiat, que usa um propulsor 1.6 naturalmente aspirado de 103 cv e 14,7 kgfm, os registros também mostram unidades do Nissan 350Z, fora de produção desde 2008 e um dos preferidos dos praticantes de drift, além da station wagon Volvo V50, que deixou de ser fabricada em 2012
Outros modelos novos em folha registrados como zero-quilômetro incluem o Mercedes-Benz CLK, Alfa Romeo 159, Jaguar XJS (que parou de ser produzido em 1996), e Rolls-Royce Corniche, aposentado há quase 30 anos.
Esses dados foram compilados pela Dataforce, que analisou as informações de todos os 27 países da União Europeia, do Reino Unido e da Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), composta por Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.
Qual desses carros você compraria zero quilômetro? Deixe sua opinião nos comentários!