Fiat Punto Adventure?

Fiat Avventura: o Punto Adventure que o Brasil nunca teve

Fiat Punto
Fiat Avventura Urban Cross Powered by Abarth [divulgação]

A terceira e última geração do Fiat Punto foi a mais global do modelo. Além de seguir sendo produzido na Europa, ele foi fabricado no Brasil pela primeira vez na história, mas teve também uma trajetória frutífera na Índia. Mas o grande auge do hatch compacto premium da Fiat foi o Avventura, que foi o Punto Adventure que nunca tivemos.

De 2008 a 2018, o Fiat Punto foi fabricado na Índia da mesma maneira com que era feito no Brasil e na Europa. Só que em 2014, a Fiat Índia resolveu dar uma vida diferente ao modelo. O modelo passou por uma reestilização exclusiva para o mercado local, onde o Punto adotou estilo bem parecido com o do Ford New Fiesta.

A grade frontal se tornou ovalada, enquanto os faróis passaram a se esticar pela lateral do hatch. Havia ainda entrada de ar inferior com desenho bem parecido com o do Linea. Na traseira, ele ganhou para-choque levemente diferente, com adição de cromados extras. Já a cabine tinha apenas uma fita de LED diferente do modelo brasileiro.

Fiat Avventura [divulgação]

Levanta esse hatch

Só que o destaque foi o novo Avventura. A Fiat viu o segmento de modelos aventureiros ferver na Índia. Como por lá ela não tinha Palio Adventure, Idea Adventure, Strada Adventure e nem Doblò Adventure, como no Brasil, decidiu deixar o Punto mais parrudo e off-road.

O hatch ganhou estepe pendurado na traseira no melhor estilo Volkswagen CrossFox, além de plásticos por toda lateral, rack de teto e diversos elementos em plástico preto para dar uma sensação mais parruda. Com toda certeza, Giorgetto Giugiaro, designer responsável pelo visual do Punto, deve ter feito uma ligação enfurecido para a Fiat quando viu isso.

Fiat Punto
Fiat Avventura [divulgação]

Fiat Punto Adventure Limited Edition Powered by Abarth

Se isso não é bizarro o suficiente, o Punto Adventure também teve uma versão Abarth. Formalmente chamado de Fiat Abarth Avventura, o hatch ganhava motor 1.4 T-Jet quatro cilindros turbo de 143 cv e transmissão manual de cinco marchas. Diferentemente dos Abarth atuais, não havia logo do escorpião no lugar do escudo da Fiat.

Esteticamente, o Avventura Abarth trazia elementos em preto fosco ao invés de cinza acetinado. Além disso, o estepe na traseira ganhava um friso vermelho. Não havia preparação de suspensão ou direção, apenas o motor mais potente. Tecnicamente, podemos até dizer que esse seja o pai do Fastback Limited Edition Powered by Abarth.

Fiat Avventura Urban Cross Powered by Abarth [divulgação]
Fiat Avventura Urban Cross Powered by Abarth [divulgação]

Em 2016, ele ganhou uma versão chamada Urban Cross, cuja única diferença era a falta do estepe. O interessante é que, no caso do Abarth, ele ganhava o sobrenome Powered by Abarth, ficando Fiat Avventura Urban Cross Powered by Abarth. Está entendendo a ligação, mais uma vez, com o Fastback de nome gigantesco?

O Punto e o Avventura saíram de linha em 2018 junto do fechamento das operações da Fiat na Índia. Vale lembrar que, originalmente, o Argo também foi projetado para ser vendido por lá. Por isso, inclusive, ele tem exatamente 3,99 m de comprimento – se encaixando na alíquota reduzida de impostos na Índia para carros de até 4 m de comprimento. 

Você teria comprado um Fiat Avventura se ele tivesse sido vendido no Brasil? Conte nos comentários.