No ano que vem, fará 15 anos que não existe mais Dodge Ram. Mas o público ainda se refere às caminhonetes da Stellantis como se pertencessem a outra marca. Mas qual o motivo dessa confusão toda ainda acontecer, mesmo depois de tanto tempo? Hoje investigamos o acontecido.
Não existe mais Dodge Ram desde 2010
Em crise financeira a ponto de pedir falência, o grupo Chrysler teve parte de suas ações adquirida pela Fiat em 2009, já com a intenção de formar o grupo FCA. Na época, Sergio Marchionne foi apontado como CEO até a junção total, algo que ocorreu somente em 2014.
Nesse meio tempo, era preciso mexer nas marcas pertencentes ao grupo. A Jeep era a mais global e importante, a Chrysler vendia carros mais sofisticados, enquanto o volume forte vinha de carros simples da Dodge, mas especialmente da linha de caminhonetes Ram.
Lançada em 1980, a Dodge Ram se tornou rapidamente o carro mais importante da marca, mas ainda estava longe de Ford F-150 e Chevrolet Silverado em questão de vendas. Marchionne então determinou, em 2010, a separação da Dodge da linha de caminhonetes Ram, que levaria consigo a divisão comercial.
A proposta era tornar, segundo o grupo na época “uma marca real de caminhonetes, não mais uma marca que pessoas compraram picapes pela imagem ou estilo”. Enquanto isso, a Dodge deixaria de ser a fabricante de carros baratos do grupo para focar em muscle-cars e veículos de performance.
Ram é uma marca, não um carro
Assim, em 2010 a última Dodge Ram foi produzida, sendo substituída pela Ram 1500. O logotipo do bode, até então usado pela Dodge, passou a ser a marca registrada das caminhonetes. Afinal, ram é, em inglês, carneiro. E o carneiro que aparece na dianteira faz mais sentido nas picapes que usam esse nome.
A linha de modelos passou a ser constituída não somente pelas caminhonetes 1500, 2500 e 3500, mas também por modelos comerciais (antes vendidos como Dodge). A Dodge Caravan ganhou uma versão furgão, sendo vendida como C/V Tradesman. Ela foi acompanhada da linha de comerciais Fiat vendidos nos EUA como Ram.
A primeira foi a Ducato, que chegou lá como Ram ProMaster em 2014. Um ano depois, o Fiat Doblò passou a rodar nos EUA como Ram ProMaster City. Já em alguns mercados da América Latina, a Ram substituiu a Fiat na venda de carros comerciais, tendo Fiorino, Strada e Toro comercializados com logo do bode como ProMaster Rapid, 700 e 1000.
Até mesmo a Fiat Titano e a Peugeot Landtrek ganharam uma variante Ram recentemente, vendida como 1200 em alguns mercados. Ou seja, a Ram se tornou a marca de caminhonetes e de veículos comerciais do grupo Stellantis, vendendo veículos não somente originais, mas também carros da Fiat e da Peugeot.
Por que muita gente ainda fala Dodge Ram?
Com tudo isso explicado, ainda há razão para tanta gente chamar a Ram 1500 e suas irmãs de Dodge Ram? Sim. Por mais que já faz 14 anos que não existe mais esse modelo, no Brasil tivemos a caminhonete com o nome original sendo comercializada de 1995 a 2009, ficando muito marcada por seu perfil ostensivo.
Além disso, o fato de que a Ram usa o mesmo logotipo que um dia foi da Dodge, faz com que muitas pessoas ainda achem que a marca do bode é a Dodge. Entretanto, vale lembrar que a Dodge não vende mais nenhum carro no Brasil desde 2018, quando o Journey deixou de ser ofertado por aqui.
Você ainda fala Dodge Ram ou já mudou para o nome usado há 14 anos? Conte nos comentários.