Um estudo diz que carros híbridos podem ser mais eficientes que elétricos. De acordo com um relatório recente do American Council for an Energy Efficient Economy (ACEEE), uma organização sem fins lucrativos que classifica a poluição veicular há décadas, o Toyota Prius Prime SE foi considerado o carro mais ecológico deste ano. O modelo híbrido plug-in pode percorrer até 70 km usando apenas eletricidade antes de alternar para o modo híbrido.
Dessa forma, o Toyota Prius Prime conquistou o título de carro mais verde dos Estados Unidos pelo quarto ano consecutivo. Diferentemente dos veículos elétricos modernos, que sacrificam tamanho e peso em troca de maior autonomia e recursos desnecessários, o Prius Prime se destaca por suas características compactas e peso mais leve.
Peter Huether, pesquisador associado sênior de transporte da ACEEE, destaca que a forma da carroceria, a tecnologia embarcada e o peso total do veículo são fatores determinantes para sua eficiência energética. E todos os modelos da linha Prius são conhecidos por sua eficiência.
Carros híbridos vs. elétricos
A análise, realizada pelo estudo GreenerCars, avaliou 1.200 carros, e levou em consideração não apenas as emissões de dióxido de carbono durante o uso dos veículos, mas também as emissões provenientes da fabricação e da bateria. Além disso, foram analisados outros poluentes prejudiciais à saúde humana, como óxidos de nitrogênio, monóxido de carbono e material particulado.
O Prius Prime PHEV recebeu a pontuação mais alta, com 71 pontos em um total possível de 100. A pontuação leva em consideração tanto as emissões de CO2 durante a fabricação quanto as emissões durante o uso nas estradas. O modelo superou muitos veículos elétricos novos, incluindo o GMC Hummer EV, que obteve apenas 29 pontos.
O Hummer EV teve uma pontuação baixa principalmente devido ao seu tamanho e peso impressionantes, com mais de 4 mil quilos, resultado principalmente da bateria gigantesca que o alimenta. Embora seja um veículo impressionante, repleto de tecnologias off-road avançadas, seu tamanho e peso excessivos o impedem de ser considerado verde. Além disso, seu alto preço não é justificado em termos de eficiência energética.
Em comparação, o Prius Prime é pequeno e eficiente, com uma bateria que é menos de um décimo do tamanho da bateria do Hummer EV. Isso não apenas torna a fabricação do Prius Prime mais sustentável, mas também resulta em menores emissões de carbono ao longo de sua vida útil.
No estudo, o Hummer EV foi classificado como um dos veículos com a pontuação mais baixa, juntamente com o Ram 1500 TRX e o Ford F-150 Raptor R, que receberam pontuações verdes de 22 e 24 respectivamente, sendo que essas duas caminhonetes são movidas a combustão.
Enquanto isso, o Prius Prime superou outros modelos elétricos populares como o Nissan Leaf e o Kia EV6, que obtiveram pontuações na casa dos 60. Essa é a terceira vez que o Prius Prime conquista o primeiro lugar no ranking GreenerCars, já tendo recebido esse título em 2020 e 2022.
Embora alguns especialistas questionem a metodologia do estudo, argumentando que o uso real dos proprietários do Prius Prime pode influenciar os resultados, a análise da ACEEE sugere que os veículos elétricos mais ecológicos são aqueles que são menores e mais leves.
>> Hyundai mostra primeiras imagens do Creta N-Line reestilizado
>> 5 carros que não faz sentido não termos no Brasil
>> Kia Stonic fica R$ 15 mil mais barato no Brasil