Não é muito comum que uma fabricante comece a desenvolver um modelo e depois o transfira para outra marca. Contudo, alguns carros passam por esse processo por conta de mudanças internas e novas oportunidades que a montadora enxerga. Por isso, reunimos uma lista com cinco carros que nasceram em uma marca, mas foram transferidos para outra.
Para que a lista fique mais justa, somente foram selecionados os carros cujo lançamento ocorreu fora da marca a qual eles foram originalmente planejados. Confira!
Polestar 1
Originalmente pensado para ser um Volvo, o Polestar 1 foi apresentado como Volvo Concept Coupé em 2013. A ideia era que o modelo antecipasse a futura linha 90 da Volvo, com o sedan S90, a perua V90 e o cupê C90. Contudo, a Geely, dona da Volvo, resolveu separar a Polestar como marca e transferiu o cupê. E teremos mais carros da Geely por aqui.
Nissan Magnite
Quando a Nissan percebeu o sucesso que a Renault tinha com a Dacia, resgatou a Datsun para ser sua marca de baixo custo. Em 2020, a fabricante deveria lançar seu primeiro SUV, o Magnite. Mas, com o fracasso da Datsun e a eminente finalização da produção de todos os seus carros, o SUV subcompacto foi transferido para a Nissan.
Fiat Titano
Ainda que esse caso seja um tanto quanto peculiar, cabe na lista junto aos outros carros. Isso porque o projeto da Fiat Titano, originalmente, previa somente a derivada Peugeot Landtrek. Contudo, no Brasil a Stellantis viu que seria mais proveitoso lançar a caminhonete como Fiat, não como Peugeot, transferindo o projeto.
Zeekr 001
A Zeekr nasceu de um desmembramento da Lynk&Co, marca da Geely criada originalmente para fazer uma ponte entre a fabricante de carros chineses e a Volvo. Contudo, o 001, que seria seu primeiro elétrico, foi emancipado para a nova marca Zeekr, que fica acima da Volvo. O Zeekr X também nasceu como Lynk&Co e foi transferido, basta ver o visual dele.
Cupra Born
Originalmente pensado para ser o Seat el Born, a Cupra furtou a versão espanhola do Volkswagen ID.4 justamente por fazer mais sucesso que a marca mãe. Algumas modificações visuais foram feitas para adaptar à linguagem visual da Cupra, mas originalmente o modelo foi apresentado como um conceito Seat.
Você se lembra de outros carros que foram transferidos de marcas? Conte nos comentários.