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Em prol da praticidade e da condução!

Essas caminhonetes têm 5 truques que fazem qualquer carro sentir inveja

Embora a função principal de uma caminhonete seja transportar carga, algumas oferecem mimos que carros de passeio não têm

Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor [Divulgação]

As caminhonetes surgiram como veículos utilitários voltados para o transporte de carga. Com o passar do tempo, porém, ganharam atualizações que as aproximaram dos carros de passeio, oferecendo maior versatilidade graças à presença da caçamba.

Além de variarem no tamanho da carroceria (compactas, médias ou Full-Size), muitos modelos contam com conveniências que tornam a experiência do usuário mais prática e confortável, além de reforçar a sensação de exclusividade. De tetos solares a compartimentos, listamos abaixo cinco recursos encontrados em algumas caminhonetes comercializadas no Brasil.

Ram 1500

Ram 1500 Laramie [Foto: Auto+ / Rafael Pocci Déa]

A Ram oferece no mercado brasileiro uma ampla variedade de caminhonetes, atendendo diferentes perfis de consumidores e faixas de preço. Desde a compacta Rampage até a imponente 3500, a marca apresenta opções para todos os gostos.

Nos modelos Full-Size, como a 1500 e a 2500, um dos destaques é a inclusão das Ram Box nas laterais. Esses compartimentos contam com drenos para escoar a água e possuem capacidade de 107 litros cada. No caso da 1500, ela está disponível nas versões Laramie, com preços a partir de R$ 569.990, e Laramie Night Edition, a partir de R$ 579.990.

Jeep Gladiator

picape média
Jeep Gladiator Rubicon [Foto: Divulgação]

O Jeep Gladiator custa R$ 499.990 e oferece um diferencial único: assim como o Wrangler, permite que as portas, o teto e até o para-brisa sejam removidos ou rebatidos, proporcionando maior sensação de liberdade e contato direto com a natureza.

Com 5,59 metros de comprimento e uma caçamba de 1.000 litros — comparável ao porte da Ram 1500 —, o Gladiator escode sob o capô um motor V6 3.6 naturalmente aspirado, que trabalha em conjunto com uma transmissão automática de oito marchas, entregando 284 cv de potência e 35,4 kgfm de torque.

Chevrolet Montana

A caçamba da caminhonete Chevrolet Montana pode receber divisórias para ajudar na organização da carga
Chevrolet Montana [Foto: Divulgação]

Outra caminhonete à venda em nosso mercado com um truque, mas a favor da versatilidade, é a Chevrolet Montana. A terceira geração do utilitário com o nome de um estado norte-americano e (bem) conhecida dos brasileiros recebeu recentemente algumas atualizações. 

A principal delas, está na inclusão do motor de três cilindros 1.2 agora com injeção direta e atualizações de software, que elevou a potência para 141 cv (antes, com 133 cv). No entanto, a sacada da caminhonete está no conceito de caçamba Multi-Flex que permite a instalações de divisórias para facilitar o transporte de cargas. 

Nissan Frontier

A caminhonete Nissan Frontier oferece o teto solar em duas configurações
Nissan Frontier [Foto: Divulgação]

A Nissan Frontier, em suas configurações Platinum 4×4 AT e Pro-4X, oferece teto solar como um item de conforto e conveniência. Com preços a partir de R$ 312.590, o recurso é pouco comum nas caminhonetes médias disponíveis no mercado brasileiro.

Outra caminhonete que conta com teto solar é a JAC Hunter, que tem preço promocional de R$ 239.900, uma faixa de valor próxima à da Fiat Titano Volcano, comercializada por R$ 239.990.

Ford Ranger Raptor

A caminhonete Ford Ranger Raptor laranja parada no meio de um matagal
Ford Ranger Raptor [Foto: Auto+ / João Brigato]

A versão Raptor foi desenvolvida para transformar a Ford Ranger em uma máquina capaz de rodar em alta velocidade sobre qualquer superfície. Sob o capô, o motor 3.0 V6 biturbo a gasolina garante respostas rápidas, entregando 397 cv de potência e 59,4 kgfm de torque. Com esse conjunto, a caminhonete vai de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos.

As suspensões equipadas com amortecedores Fox realizam 500 leituras por segundo e podem ser ajustadas em três modos diferentes: normal, sport e off-road. A direção também oferece três configurações (comfort, sport e normal), enquanto o sistema de escapamento apresenta quatro modos: silencioso, normal, sport e baja.

O que você considera essencial em uma caminhonete? Compartilhe sua opinião nos comentários!