Prestes a iniciar suas operações no Brasil, a chinesa GAC não é uma desconhecida para os latinos. Isso porque a fabricante oriental é parceira da Stellantis há anos e, inclusive, desenvolveu modelos conjuntamente com a GAC. Há até modelos da chinesa sendo vendidos pela Dodge no México.
A parceria GAC e Stellantis começou quando o grupo ainda se chamava FCA, especificamente em 2010. Para atuar na China, marcas internacionais precisam se associar a montadoras locais, criando joint-ventures. A parceria foi frutífera, mas durou somente até 2022, quando houve uma desassociação delas.
Isso porque os carros da Fiat e Jeep, que eram produzidos e vendidos na China pela GAC-FCA sempre foram mal. A produção iniciou em 2012 com o Fiat Viaggio (Dodge Dart), sendo expandida em 2014 com o Ottimo (Viaggio hatch). Os Jeep entraram em 2015 com Cherokee, depois com Renegade e Compass em 20016.
O ápice da parceria aconteceu em 2018 com o desenvolvimento do Jeep Grand Commander. O modelo é totalmente diferente do nosso Commander, sendo baseado no Cherokee, não no Compass. Ele era um SUV também de sete lugares com linhas semelhantes às do Grand Cherokee. Mas vendia mal por ser gastão e fraco.
GAC e Stellantis vendendo carros juntas
Entretanto, apesar da aventura chinesa, o mais interessante da parceria entre Stellantis e GAC acontece no México. Diferentemente de outros países nos quais a Dodge é vista como marca de muscle-cars, na terra da Tequila ela é uma fabricante de alto volume com modelos populares.
Por anos, a Dodge mexicana vendeu carros da Fiat, inclusive o Siena (comercializado como Vision). Entretanto, o modelo mais popular é o Attitude, que já foi um Hyundai Accent, até pouco tempo atrás era um Mitsubishi Atrage e, agora, passou a ser um modelo rebatizado da GAC.
Especificamente falando é o GAC Trumpchi Empow. Ele é um sedan de porte médio, rival direto de Nissan Sentra e Volkswagen Jetta, mas com pegada mais esportiva. Na China conta com versões 1.5 e 2.0, ambas quatro cilindros turbo, ou uma híbrida 2.0 aspirada com 140 cv, 182 cv ou 238 cv.
Além do Attitude, a Dodge vende o novo Journey no México. O modelo é também um GAC, dessa vez o SUV médio Trumpchi GS5. Essa geração foi lançada em 2018 e traz como única opção mecânica o motor 1.5 quatro cilindro turbo com câmbio automático de seis marchas. A tração é sempre dianteira.
Tanto o Journey, quanto o Attitude, só se diferenciam de seus primos GAC pela grade frontal alterada, logotipos da marca chinesa trocados por dois riscos vermelhos e pelo nome diferenciado. Vale lembrar que não há planos de a GAC vender seus carros com outra marca no Brasil, como acontece no México.
Já conhecia a parceria entre GAC e Stellantis? Acha que a GAC vai fazer sucesso no Brasil? Conte nos comentários.