No Brasil, é comum que carros com tração integral sejam incluídos no mesmo pacote de modelos 4×4. Afinal, ambos conseguem ter tração nos dois eixos, mas o funcionamento dos sistemas é diferente. Por isso, nos Estados Unidos, os modelos com tração integral não se enquadram nos requisitos para algumas trilhas. E, por conta disso, um dono de um Subaru Crosstrek foi intimado pelas autoridades.
Segundo o site Carscoops, o proprietário da Subaru contou sua história em um fórum do Reddit. De acordo com o relato, após realizar uma trilha em um parque no estado de Utah, uma notificação foi enviada para ele.
O aviso dizia que o veículo dele não era adequado para a trilha no local, e que por isso, em caso de violações futuras, ele poderia ser multado em até US$ 5 mil, ser preso por até seis meses e ter outras penalidades.
Carros 4×4 vs. tração integral
De acordo com o Serviço Nacional dos Parques dos EUA (NPS), o Subaru Crosstrek é um carro com tração integral, mas a trilha é restrita aos carros com tração 4×4. Além disso, o modelo não tem a altura livre do solo exigida pelo NPS, o que faz com que ele não seja apto para percorrer aquela trilha.
Apesar do problema com as normas, o Subaru Crosstrek deu conta do recado e cumpriu o passeio sem nenhuma dificuldade. Entretanto, fica o alerta, já que nem todos os carros com tração integral possuem a mesma capacidade off-road dos modelos 4×4, que podem ser mais altos, ter reduzida e outros recursos que ajudam em trilhas mais pesadas.
Acha que o órgão americano exagerou ao julgar a capacidade off-road dos carros com tração integral? Deixe nos comentários a sua opinião.