
Já ouviu falar da linha Tremor da Ford? Se esse nome ainda não é forte no Brasil, aguarde, pois a marca do oval azul pretende introduzir alguns modelos com esse emblema por aqui. Só que a história da linha Tremor é bem mais longa do que parece, por isso, hoje investigamos sua origem e modelos que fazem e fizeram parte dela.
Não era nada disso
A primeira vez que a Ford usou a palavra Tremor para algum de seus modelos foi em 2002 nos EUA, especificamente na Ranger. Vendida como série especial com 6 mil unidades, a Ford Ranger Tremor não tinha nada de off-road. Na realidade, era uma variante com para-choques pintados, rodas maiores e sistema de som com upgrade.

Ela trazia um aparato de som da Pioneer de 485W e um subwoofer de 10 polegadas. Além disso, tinha CD Player, leitor de fita cassete e rádio AM/FM integrado. Por conta do sistema de som melhorado, o alternador era mais parrudo. Ela era vendida nas cores Chrome Yellow e Sonic Blue.
Tremor esportiva
O nome Tremor voltou a ser usado pela Ford na F-150 nas linhas 2013 e 2014. A fórmula seguia parte do que havia sido aplicado na Ranger Tremor, ou seja, uma caminhonete cabine simples com foco no uso urbano. No caso da F-150 Tremor da época, o mais interessante é que era a versão mais potente com cabine simples e caçamba curta.



Ela contava com motor 3.5 V6 EcoBoost turbo a gasolina com 365 cv, sempre pareado a uma transmissão automática de seis marchas. Era possível comprá-la com tração dianteira ou com pacote FX4, que mudava a pegada para algo mais off-road com diferencial traseiro blocante.
Na parte estética, ela trazia rodas escurecidas de 20 polegadas, lanternas e faróis fumê, adesivos laranja, para-choques pintados na cor da carroceria, adesivo preto na lateral, além de interior com bancos de couro e suede com destaques em vermelho. Ela foi um fracasso nas vendas por ser pouco potente e muito cara.
A mudança de foco


Depois de um fracasso com a linha Tremor, a Ford resolveu apostar em uma abordagem completamente diferente para 2019. Ao invés de uso urbano, a marca lançou a linha Tremor para as caminhonetes Super Duty, ou seja, F-250 e F-350. A ideia era oferecer uma variante off-road pesada para as caminhonetes gigantescas, muitos achavam que seria uma Raptor Super Duty.
Contudo, o foco dessas versões era no off-road mais lento, feito para trilhas pesadas e terrenos muito acidentados – o contrário da linha Raptor que aposta em velocidade em lugares não asfaltados. Diferentemente de antes, a linha Tremor era um pacote de itens que poderia ser adicionado às versões XLT, Lariat, King Ranch ou Platinum.


O que era obrigatório era o motor: 7.3 Godzilla V8 gasolina de 430 cv ou 3.7 V8 diesel de 475 cv. Com o pacote, as caminhonetes da Ford ganhavam pneus Goodyear Wrangler Duratracs 285/75 R18, diferencial dianteiro de deslizamento limitado, suspensão reforçada com curso maior e mais alta, além de proteção na parte inferior da carroceria.
Vai virar linha?
No final de 2020, a Ford anunciou a volta da F-150 Tremor como novidade para a linha 2021. Diferentemente das irmãs maiores, ela chegou como versão e ditou os rumos da versão. Ela trazia detalhes em laranja na grade frontal, que contava com acabamento escurecido, além de adesivos Tremor em laranja e detalhes na mesma cor no interior.

Na parte off-road, a F-150 Tremor trazia pneus General Grabber, nova suspensão reforçada, diferencial traseiro com deslizamento limitado, enquanto o dianteiro era tipo Torsen igual ao da Raptor. Havia também caixa de transferência da irmã mais parruda, novo sistema de escapamento, assistente de descida e modo subida em pedras.
A volta da Ranger Tremor
Empolgada com o sucesso da linha Tremor para as caminhonetes grandes, a Ford introduziu em 2021 a Ranger Tremor nos EUA. Ela contava com amortecedores Fox 2.0 parecidos com os da Raptor, altura em relação ao solo elevada, controle de terreno, controle de trailer, diferencial traseiro blocante, além de proteção na parte inferior, pneus de uso misto General Grabber ATX.



Na parte visual, ela recebeu para-choques recuados, adesivos nas laterais, rodas de liga-leve iguais às da Raptor, botões auxiliares no painel, revestimento interno em couro e suede com detalhes laranja, além de adesivos na parte externa sempre em cor contrastante.
Expansão para outros modelos
A linha Tremor da Ford ganhou em 2023 a inclusão da Maverick. Com porte mais compacto, era de se supor que ela seria menos capaz, mas não. A caminhonete intermediária recebeu tração 4×4 reforçada com diferencial traseiro blocante, suspensão elevada, pneus off-road e detalhes em laranja por toda carroceria. Em 2025, foi atualizada.

Outra adição recente foi o Expedition Tremor, o primeiro SUV da Ford da linha off-road. Derivado da F-150, ele traz as mesmas melhorias da irmã caminhonete, incluindo os detalhes em laranja pela carroceria. Fora dos EUA, o Everest também é vendido na versão Tremor, junto da nova Ranger, mas o pacote, para eles, é apenas visual.



Você acha que a linha Tremor da Ford vai fazer sucesso no Brasil? Conte nos comentários.