Existem carros que ditam as regras dentro de suas montadoras. Que seja sempre, como o Porsche 911, ou por um período, como foi a Honda na época do Civic G10. Mas agora a Toyota tem no Prius o seu norte de futuro. E, passados dois anos de seu lançamento, ficou claro o quanto o Toyota Prius influencia o presente e os próximos passos da japonesa.
Questão da eletrificação
Enquanto a maioria das montadoras apostam na eletricidade como futuro, a Toyota sempre foi muito cautelosa quanto a isso. A força da marca japonesa sempre veio dos híbridos e, no Prius, a marca atualizou o sistema eletrificado. Ele conta com uma nova opção 2.0 quatro cilindros aspirada junto a um conjunto novo de baterias.
Ao todo, o Prius entrega 140 cv ou 199 cv, dependendo da versão. Esse sistema é mais forte, econômico e melhor de dirigir que o antiquado 1.8 que a Toyota usa no Brasil. Inclusive, as novas gerações de modelos eletrificados da marca devem usar esse sistema que veio do Prius. Há estudos, inclusive, que mostram que ele é mais limpo que um carro elétrico.
Antes uma versão de nicho, agora o Prius PHEV é oferecido com o mesmo motor 2.0 aspirado, mas com baterias recarregáveis e motor elétrico mais potente, totalizando 223 cv. Esse conjunto também será visto em outros modelos da Toyota no futuro, inclusive em uma versão PHEV do Corolla feita para brigar com o BYD King.
Visual
Estreante de uma nova linguagem visual dentro da Toyota, o Prius também se tornou o novo marco zero da marca. As determinações de estilo, que já se espalharam por outros carros da marca, traz linhas muito mais limpas e esportivas. Aliás, é a primeira vez na história de 27 anos do Toyota Prius que ele ficou bonito.
A frente dos novos modelos da marca contará sempre com grade frontal fina que conecta as duas partes inferiores dos faróis em formato de C. Como antes o diferencial do Prius era ser híbrido, mas agora todo Toyota é, o modelo se destaca pelo estilo. A frente é baixa e inclinada, assim como o para-brisa.
A traseira é curta, com lanternas interligadas, algo que nem todo Toyota vai ter. Já dentro, temos interior sóbrio com linhas horizontais e foco nas telas, como da central multimídia e do painel de instrumentos totalmente digital. Muito do novo Corolla está no Prius, assim como de outros Toyota.
Você acha que o Prius foi uma boa escolha como modelo principal da Toyota? Conte nos comentários.