Alguns carros fizeram muito sucesso no Brasil e são queridos por fãs até hoje. Porém, por questões mercadológicas ou por estratégia das empresas, esses modelos acabaram se afastando do mercado brasileiro, mas seguiram a vida no exterior. Confira a seguir como é o visual atual de alguns carros de sucesso.
Opel Astra
Antes mesmo de surgir a Stellantis, a Opel já tinha deixado o grupo Chevrolet e se tornou uma marca do então grupo PSA, que envolvia Peugeot e Citroën. Por isso, seria impossível o Astra voltar ao Brasil como Chevrolet, já que atualmente a Opel não tem mais nenhum vínculo com os americanos. E, por conta disso, a geração atual do Astra é derivada do Peugeot 308, assim como acontece com Corsa e 208.
Hyundai i30
O i30 foi um dos carros que fez parte da era de ouro da Hyundai/CAOA no Brasil. Depois de chegar de maneira discreta, o modelo cativou o público pelo seu preço bom, design e um pacote de equipamentos bastante competitivo. Atualmente, a geração mais recente do i30 está em linha desde 2017 no exterior, tendo sido reestilizada em 2021. Portanto, ela está próxima do seu fim de vida, já que está em linha há muito tempo.
Renault Scénic
A Scénic foi o primeiro modelo feito pela Renault no Brasil, inaugurando a fábrica que produz todos os carros nacionais da marca. No entanto, ela foi descontinuada em 2010 por aqui, estando ainda na primeira geração. Nessa época, a terceira geração já tinha sido lançada na Europa, e o modelo seguiu a vida. Atualmente, o Scénic está na quinta geração, mas se tornou um SUV. Por isso, a troca de artigo na hora de me referir ao modelo atual.
Ford Fusion
O Fusion fez bastante sucesso em sua primeira geração, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. Sua última geração foi vendida também na Europa, mas lá como Mondeo. Porém, quando a Ford decidiu focar em SUVs e picapes, o Fusion acabou saindo de linha. Só que em 2022 ele renasceu na China, com uma nova geração exclusiva e chamado de Mondeo.
Fiat Tipo
A Fiat não costuma lançar novas gerações para seus carros. Claro, existem exceções, principalmente no Brasil, mas o habitual é trocar os modelos por outros, com nomes novos. O Tipo viveu isso, sendo substituído pelo Brava/Bravo. Só que em 2015, a Fiat trouxe o modelo de volta, mas inicialmente como sedã. Depois, o hatch e a perua também foram lançados. Ou seja, hoje o Tipo tem uma família completa.
Qual desses carros você gostaria que voltasse para o Brasil? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> 5 caminhonetes que ganharam versões inspiradas no agro
>> 5 carros eternizados por Ayrton Senna
>> 5 carros mais influentes da história do Brasil