Uma bomba caiu no mundo automotivo nesta semana. A Toyota vai descontinuar o Yaris Sedã no Brasil antes do hatch. A ideia inicial da marca japonesa era que a linha Yaris como um todo sairia de linha quando o SUV Yaris Cross chegasse. Mas como fica a linha atual da Toyota com o fim do modelo?
Atualmente o carro mais barato da Toyota no Brasil é o Yaris Hatch XL, que parte de R$ 97.990. O modelo tem ainda as versões XS de R$ 110.290 e XLS de R$ 123.950. O próximo andar é composto pelo Yaris Sedã, que está com os dias contados. Ele tem as mesmas três versões do hatch, mas custa R$ 99.920, XS de R$ 113.790 e XLS de R$ 126.690.
Com o sedã compacto fora de linha, o sedã mais barato da Toyota passa a ser o Corolla GLi de R$ 148.990. O sedã médio ainda é vendido nas versões XEi de R$ 158.590, Altis Premium de R$ 182.990, GR-Sport de R$ 181.590 e as variantes híbridas Altis por R$ 187.790 e Altis Premium a R$ 198.890. Temos ainda o GR Corolla, mas sem preço no site da marca.
Quem é o sucessor?
Na atual gama de SUVs, a Toyota tem o Corolla Cross XRE de R$ 178.590 como seu modelo de entada. Vale ressaltar que a versão XR é vendida somente para venda direta, não aparecendo no site da marca. O preço para ter um SUV da Toyota vai diminuir em 2025 com a chegada do Yaris Cross.
Ele será posicionado no segmento de entrada, provavelmente partindo de R$ 150 mil. Produzido atualmente somente no sudeste asiático, o Toyota Yaris Cross usa plataforma DNGA e é uma variante de baixo custo, mas totalmente diferente do modelo que usa o mesmo nome e é vendido na Europa.
Aqui no Brasil ele contará com motor 1.5 três cilindros novo, além de um sistema híbrido partindo desse conjunto 1.5 que é já oferecido na Europa no Yaris Cross de alto custo. O visual é bem próximo ao do Corolla Cross, enquanto o porte é menor. São 4,30 m de comprimento, 11 cm a menos que o irmão maior e 3 cm a menos que um Hyundai Creta.
SUVs da Toyota…e uma caminhonete
Na gama Corolla Cross, ainda há versões XRX de R$ 191.790, de GR-Sport de R$ 197.790, XRV Hybrid de R$ 202.690 e XRX Hybrid por R$ 202.690. Depois do Corolla Cross, a linha de SUVs da Toyota fica bem cara. Temos o RAV4 nas versões SX HEV de R$ 349.290 e XSE PHEV saindo por R$ 399.990.
Quem prefere diesel, tem o SW4 nas versões SRX Platinum 5 Lugares por R$ 179.990 ou R$ 386.290 se optar por sete lugares. A versão Diamond custa R$ 433.490, enquanto o SW4 GR-Sport é vendido pela Toyota por R$ 447.590.
Por fim, temos a caminhonete Hilux vendida com opção Chassi Cabine por R$ 219.090 ou Cabine Simples a R$ 226.790. Com cabine dupla, a gama começa na STD Power Pack de R$ 242.590, sobe a R$ 272.190 na SR, encarece para R$ 290.190 na SRV, depois evolui para R$ 335.300 na SRX Plus e finaliza em R$ 371.3980 na GR-Sport.
Como você acha que a Toyota sobreviverá no Brasil sem o Yaris Sedã? Conte nos comentários.