Por anos, a Mercedes-Benz foi sinônimo não apenas de carro de luxo, mas também de táxis. Em seu país de origem, era extremamente comum ver táxis da Mercedes desfilando nas ruas da Alemanha. E, até 2010, a marca da estrela de três pontas tinha orgulho de sua longa trajetória como fornecedora de táxis, legado que remete aos primórdios do automóvel.
No entanto, esse cenário mudou radicalmente nos últimos anos. Pouco a pouco, a marca alemã foi desistindo de apostar no segmento dos táxis, já que é um mercado de nicho e que representa poucas vendas novas a cada ano. Só que neste ano, a situação colapsou de vez.
De janeiro a agosto de 2024, somente 497 unidades de táxis da Mercedes foram vendidas na Alemanha. Este número é 71% menor do que o mesmo período em 2023, quando 1.730 unidades foram comercializadas. Com essa queda, a participação da fabricante caiu radicalmente. Em 2019, ela tinha 52% do mercado de táxi, e agora tem apenas 13%.
Mercedes-Benz em queda nos táxis
Enquanto a Mercedes perde mercado, a Volkswagen assumiu a ponta, com as vans Touran e Caddy sendo os modelos responsáveis pelo sucesso. Depois, a Toyota tem ganhado terreno, com Corolla e RAV4 sendo os modelos mais procurados pelos taxistas na Alemanha.
Acontece que, mesmo perdendo mercado, a Mercedes-Benz não está preocupada com isso. Afinal, o CEO da empresa, Ola Källenius, disse em 2023 que a fabricante deixaria de oferecer táxis convertidos de fábrica, e cortaria também os descontos especiais. Com isso, quem quiser utilizar um táxi da marca, vai precisar recorrer a alguma empresa que faça esse tipo de conversão.
Concorda com a decisão da Mercedes-Benz de desistir do segmento dos táxis? Deixe nos comentários a sua opinião.