Quatro contra três

Com Basalt, Citroën supera BMW em quantidade de SUVs cupês

Com a chegada do novo Basalt, agora a Citroën tem quatro SUVs cupês em seu portfólio global, superando a alemã BMW

Citroën Basalt [divulgação]
Citroën Basalt [divulgação]

Os SUVs cupês estão na moda hoje e todas as marcas querem uma fatia desse segmento. Prova disso é que a Citroën agora tem quatro modelos em seu portfólio dentro dessa categoria. Com o lançamento do Basalt no Brasil e na Índia, a marca supera a BMW, que tem três SUVs cupês: X2, X4 e X6.

A base do segmento de SUVs cupês da Citroën começa com o Basalt. Baseado no C3, o modelo é o último membro do projeto C-Cubed que previa a construção de um hatch, um SUV e um sedã, que foi substituído pelo SUV cupê. Todos eles nascem a partir do C3 e tiveram como foco de desenvolvimento o Brasil e a Índia.

No Brasil, o Citroën Basalt é vendido com motores 1.0, em variante turbo e aspirada. O mais potente entrega 130 cv e 20,4 kgfm de torque, sendo sempre pareado a uma transmissão automática do tipo CVT. Já o aspirado, sendo o Basalt o primeiro SUV do Brasil com motor 1.0 aspirado, vai a 75 cv e 10,5 kfgm, sempre com câmbio manual de cinco marchas.

Citroën Basalt [divulgação]
Citroën Basalt [divulgação]

Em termos de dimensões, o modelo brasileiro mede 4,34 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,58 m de altura e 2,64 m de entre-eixos. Assim, se posiciona como o menor dos SUVs cupês da Citroën no mundo. No Brasil, custa entre R$ 89.990 e R$ 107.390.

Dois C4

Subindo para a família C4, a Citroën tem dois SUVs cupês. O C4 foi o modelo que substituiu o C4 Cactus lá fora. Ele usa plataforma EMP1, a mesma do Basalt, mas que também é usada nos Peugeot 208 e 2008. O visual é mais musculoso do que do modelo brasileiro, afinal, ele é mais caro.

Citroën C4 [divulgação]
Citroën C4 [divulgação]

Ele foi lançado em 2020 e será reestilizado em breve. São 4,36 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,52 m de altura, além de entre-eixos de 2,67 m. Comparando ao Basalt, o C4 é 2 cm mais longo, 6 cm mais baixo, 25 cm mais largo e tem entre-eixos 3 cm mais longo. Na parte de motorização, também há muita diferença.

O C4 conta com motor 1.2 PureTech três cilindros turbo em variante de 100 cv, 130 cv ou 155 cv. Além disso, há um 1.5 quatro cilindros turbo e uma versão totalmente elétrica com 134 cv e autonomia de 350 km. Além do C4, a Citroën conta com o C4 X, que é um sucessor espiritual do C4 Lounge.

O Citroën C4 X também é um SUV cupê, mas tem tampa traseira de sedã, onde o vidro não abre. Pense nele como um Fiat Fastback maior, visto que o C4 está mais para o lado Nivus dos SUVs cupês. A única diferença do X para o C4 normal é no comprimento, que é esticado em 24 cm por conta do porta-malas saliente.

C5 X

Representando o topo da gama de SUVs cupês da Citroën, o C5 X é o maior e mais caro de todos eles. Diferentemente de Basalt, C4 e C4 X, a plataforma do C5 X não é a CMP, mas sim a EMP2, ou STLA Medium. A base, que é usada por modelos de porte médio do grupo Stellantis, também está presente no Peugeot 408, que é outro SUV cupê do grupo.

Citroën C5 X [divulgação]
Citroën C5 X [divulgação]

Ele é grande, com 4,80 m de comprimento, sendo 4 cm mais longo que um Jeep Commander. Além disso, são 1,86 m na largura, 1,48 m na altura e 2,78 m na medida de entre-eixos. Ele foi lançado em junho de 2021 e é produzido somente na China, ainda que seja exportado para a Europa.

A traseira tem vidro bem inclinado, mas está mais próximo do C4 do que de Basalt e C4 X. Ele serve como sucessor para o C5 e para o C6, colocando a Citroën no segmento de sedãs executivos com um SUV cupê. Traz motor 1.2 três cilindros turbo de 133 cv ou 1.6 THP de 184 cv. Há ainda uma versão híbrida com motor THP e 228 cv.

Qual seu SUV cupê preferido da Citroën? Conte nos comentários.