Concorridíssimo a nível global, o mercado de picapes médias é explorado pela grande maioria das montadoras. Mas fora os modelos tradicionais do segmento com escala global, existem outras marcas que se aventuram ou já se aventuraram nessa categoria e que não atuam no Brasil.
Hoje nosso mercado conta no segmento de picapes médias com Ford Ranger, Toyota Hilux, Chevrolet S10, Nissan Frontier, Mitsubishi L200 Triton, Volkswagen Amarok e JAC iEV330P. Mas que outros modelos com caçamba de marcas que atuam no Brasil não temos por aqui?
Honda Ridgeline
Já falamos aqui no Auto+ sobre a Honda Ridgeline. A picape média da marca japonesa é inovadora por si só. Da lista, ela é a única monobloco, como uma Fiat Toro, mas tem porte das médias tradicionais. Atualmente ela está em sua segunda geração, sendo a primeira lançada em 2006.
Entre as inovações da Ridgeline está na caçamba com alçapão no piso capaz de levar malas e bagagens volumosas. O interior é bastante espaçoso e traz diversas peças aproveitadas do SUV médio Pilot. Tem motor 3.5 V6 a gasolina desde seu lançamento, mas que foi aprimorado diversas vezes desde então.
Mazda BT-50
Houve um tempo em que a Mazda pertencia à Ford. Mas mesmo depois do divórcio, a marca japonesa continuou a desenvolver com a norte-americana alguns projetos. Um deles é a BT-50, que é uma espécie de Ford Ranger japonesa. Ao longo das duas primeiras gerações, as duas picapes eram praticamente uma cria da outra.
Mas tudo mudou em 2020 com a apresentação da terceira geração da Mazda BT-50. E olha só a ironia do destino. A Mazda buscou uma nova parceira para desenvolver sua picape e recorreu à Isuzu, que estava com a nova D-Max no forno. A questão é que, antes da mudança de geração, a Isuzu D-Max era baseada na Chevrolet S10.
Peugeot Landtrek
Com passaporte já carimbado para o Brasil, a Peugeot Landtrek é a primeira entrada da marca francesa no segmento de picapes médias. Concorrente da Renault Alaskan, que já foi prometida e cancelada para o Brasil milhares de vezes, a Landtrek pretende se apoiar na boa fama da Peugeot em veículos comerciais.
Ela foi desenvolvida junto com a Changan, que produz a picape Kaicene F70 e é o primeiro modelo da Peugeot com caçamba desde a morte da Hoggar no Brasil em 2014. Vale lembrar que a Peugeot também vende uma versão rebatizada da Dongfeng Rich na África do Sul, mas ela não teve participação no projeto, ao contrário da Landtrek.
Fiat Fullback
Em uma tentativa de oferecer uma picape média no mercado europeu sem precisar gastar muito dinheiro, a Fiat bateu na porta da Mitsubishi em 2016. Tomando como base a L200 Triton, que na época tinha visual polêmico, a Fiat lançou a Fullback. Mas, as vendas baixas desanimaram a marca e ela morreu em 2019.
A Fiat Fullback foi a primeira picape média da história da marca italiana. Ela é maior que a Toro, mas não chegou nem perto do sucesso do modelo brasileiro. Visualmente só havia emblemas e grade frontal modificados em relação à Triton. Agora, dificilmente a Fiat deve se aventurar novamente no segmento, deixando para a futura RAM Dakota esse trabalho.
Suzuki Equator
Aqui no Brasil, a Suzuki é conhecida por seus SUVs de pequeno porte e até pelo esportivo Swift Sport. Mas sabia que a marca japonesa já teve uma picape média? A Equator foi vendida somente nos EUA e no Canadá e tinha como objetivo roubar uma fatia do mercado de modelos com caçamba e levantar as vendas da Suzuki.
Mas a missão falhou tão forte que a Suzuki abandonou o mercado norte-americano para sempre. Ok que não foi somente culpa da Equator, mas as vendas fracas ajudaram. Isso aconteceu simplesmente pelo fato de que ela era uma Nissan Frontier com frente levemente modificada e logotipo da Suzuki, que não tem tradição entre as picapes.
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