Lá vem a Veraneio

Chevrolet Veraneio: a história do SUV mais temido de todos os tempos 

Utilizado como carro de polícia por décadas, o Chevrolet Veraneio até hoje causa calafrios em quem viveu os seus tempos de camburão

Chevrolet Veraneio [reprodução]
Chevrolet Veraneio [reprodução]

O Chevrolet Veraneio é um dos carros mais emblemáticos da marca americana no Brasil, tendo sido vendido por quase 30 anos na mesma geração. Se hoje podemos chamá-lo de SUV, na sua época este termo sequer existia, então muitas pessoas consideravam o modelo uma perua ou até uma caminhoneta, já que esses veículos são chamados assim no documento de rodagem.

Seja como for, o Veraneio fez mais fama como veículo de trabalho, embora sempre tenha tido versões voltadas para o uso particular. E uma de suas principais vocações foi servir como viatura policial. E como isso aconteceu durante o período da ditadura militar, quem via um Veraneio viatura na rua certamente tinha calafrios.

Em São Paulo, a Rota, grupo especial da Polícia Militar, também utilizou o Chevrolet Veraneio como viatura. E como a Rota também é bastante temida, o SUV acabou se tornando um dos carros mais tenebrosos de todos os tempos. Inclusive, o Capital Inicial fez uma música que faz referência a isso: a Veraneio Vascaína remete ao temor que se tinha na época das viaturas.

Chevrolet Veraneio [divulgação]
Chevrolet Veraneio [divulgação]

História do Chevrolet Veraneio 

Lançado em 1964, o Veraneio era um sucessor do Chevrolet Amazona, que tinha proposta semelhante na época. Seu visual era mais atual que o do antecessor, e a suspensão era mais confortável. A Veraneio foi fabricada até 1988 sem grandes mudanças, teve motores 4.3 e 4.1 (igual ao do Opala) a gasolina, além do motor a diesel emprestado da D10.

Chevrolet Veraneio [divulgação]
Chevrolet Veraneio [divulgação]

Em 1989, surge um modelo completamente novo e inspirado na D20. Na realidade, a empresa Brasinca fabricava o modelo, modificando a estrutura da caminhonete para fazer a versão SUV. Um ano depois, em 1990, surgiu o Bonanza, com entre-eixos menor e apenas duas portas, sendo uma espécie de Ford Bronco da época, mas feito pela Chevrolet.

Essa segunda geração do Veraneio/Bonanza foi mais curta, durando apenas até 1994. E sim, a segunda geração também foi utilizada como viatura, mas sem o mesmo medo do primeiro modelo.

Chevrolet Bonanza [divulgação]
Chevrolet Bonanza [divulgação]

Lembrava do Chevrolet Veraneio? Deixe nos comentários a sua opinião. 


>> Prima híbrida da Chevrolet Spin ganha central multimídia de 30”

>> 5 carros que são restos de rico e vão te levar à falência

>> Os 5 carros populares novos mais baratos à venda no Brasil