Assim como acontece nos EUA, o Brasil passará a ter dois carros totalmente diferentes com o nome Blazer sendo vendidos ao mesmo tempo. Ainda que por aqui haja uma diferença maior, afinal, estamos falando do Trailblazer e do Blazer EV. Já nos EUA, é um pouco pior porque eles tem Trailblazer (que não é igual ao nosso), Blazer e Blazer EV.
Quem é o Trailblazer?
Só que, apesar do nome comum, as únicas semelhanças entre Trailblazer e Blazer EV é que ambos são SUVs e tem o logotipo da Chevrolet. Lançado em 2011, o Chevrolet Trailblazer é fruto de um projeto tocado pela divisão tailandesa da GM e a brasileira. O modelo foi originalmente mostrado no Salão de Dubai em 2011 como conceito.
O visual foi renovado em 2016 com a inclusão da frente da nova S10, com grade frontal mais larga e faróis menores. O interior recebeu melhorias significativas e acabamento melhor, além de alterações na suspensão e no chassi. Além disso, no Brasil, o motor 2.8 quatro cilindros turbo recebeu mudanças.
Agora em 2024, a segunda reestilização do modelo foi aplicada. Ele recebeu frente mais quadrada lotada de cromados, enquanto a traseira permanece idêntica à de 2012, salvo mudanças na lente das lanternas. A cabine novamente foi melhorada e agora o motor 2.8 turbo diesel é de nova geração, além de ter ganho câmbio automático de oito marchas.
Quem é o Blazer EV?
Enquanto o Trailblazer só tem motor diesel, o Blazer EV é um SUV totalmente elétrico. As primeiras unidades já desembarcaram no Brasil. A Chevrolet ainda não revelou qual será a versão oferecida no Brasil, mas o desenho do para-choque e das rodas indicam tratar-se da versão RS.
Nessa configuração, que não é a mais potente, o Blazer EV entrega 345 cv e 44,9 kgfm de torque na variante de tração traseira. Já o Blazer EV AWD conta com 557 cv e 89,5 kgfm de torque. No modelo mais potente, o 0 a 100 km/h é cumprido em 4 segundos. A autonomia fica em 449 no modelo 4×4 e em 514 km no tração traseira.
Visualmente, ele é um SUV baixo, largo e bem musculoso. A frente chama atenção pelo desenho dos faróis em Y e a grade frontal bem larga e agressiva. A traseira tem lanternas que escorrem em direção ao para-choque. Já por dentro, o modelo impressiona pelas telas gigantes para o painel de instrumentos e central multimídia.
Você teria qual dos dois SUVs da Chevrolet? Conte nos comentários.