Na ficção, os alunos que se sentam nas primeiras cadeiras costumam ser os mais bem sucedidos e queridos. É justamente este pensamento que rodeia o Chevrolet Onix. Ele une confiabilidade, bom espaço interno e ainda é racional em diversos pontos. Sua trajetória é marcada por sucesso e vale a pena de ser contada. Aperte os cintos e prepare-se.
Tudo começou em 2008, quando a GM queria cortar o máximo de custos que podia. Nessa época, segundo a Auto Esporte, o conglomerado desenvolveu a plataforma GSV e isso culminou com o fim da parceria com a Opel. Foi por volta desse momento que o grupo enfrentou uma crise forte e quase teve de fechar as portas.
Mas, em 2012, a coisa toda mudou 360°. O portfólio da Chevrolet no Brasil iria receber de braços abertos o Onix, um hatch compacto que movimentaria e muito o mercado. Neste momento, a montadora oferecia hatches como o Celta, Agile e o Corsa. O Onix veio com grandes novidades e acabou matando um por um deles, claro que de maneiras diferentes.
Chegou trazendo rivais
O Agile e o Corsa foram os primeiros a morrer. O primeiro por ser um projeto tido como feito às pressas e o segundo já pela sua extensa idade. Uma das coisas interessantes dessa época é que o Onix foi anunciado e logo depois, vieram os Hyundai HB20 e Toyota Etios, todos na mesma categoria e praticamente mirando o mesmo público.
Para ser o destacado, o Chevrolet Onix apostava em visual atualizado, motorização 1.0 ou 1.4, câmbio manual e a confiabilidade impressa nos carros da marca. Além disso, seu preço inicial era de cerca de R$ 30 mil, outro atrativo. Foi por isso que ele logo chegou botando banca e até fez o território dos quase “intocáveis” Volkswagen Gol e Fiat Palio tremer.
Com o intuito de deixar sempre a linha atualizada, a Chevrolet criou várias versões especiais do hatch compacto em sua primeira geração. Só que, o ano de 2015 foi o mais memorável de todos. Aqui, o Onix bateu todos os recordes e se consolidou como o carro mais vendido do Brasil. Ele teve a ousadia de escantear o Gol, que era líder há muito tempo.
Esse título foi carregado pelo hatch compacto norte-americano por cinco anos, indo até 2020. Em 2016, o Chevrolet Onix ganhou sua única reestilização e ela trouxe novo visual exterior, mais equipamentos de série e até mudanças mecânicas. Consolidado no mercado, ele não tinha do que reclamar, pois já havia conquistado seu lugar ao sol.
Ele roubou o Celta
O Onix foi tão espertinho que ao se aliar com o sucesso, roubou o Celta. O que aconteceu é que o Prisma nasceu para ser o sedã do hatch compacto apresentado em 2000. Mas, ele precisou ser atualizado e usou a novidade como nova base e o resultado é conhecido até hoje. O ex-Prisma fez bastante sucesso com o desenho do Onix, que hoje é batizado de Onix Plus.
Todavia, em 2019 tudo mudaria novamente. Aqui, o Onix já sentia um pouco o peso da idade perante os rivais e precisa se atualizar. A saída encontrada foi o lançamento da segunda geração, a que conhecemos hoje. Seu visual passou a ser bem mais sofisticado, mais itens tecnológicos passaram a vir de fábrica e ele adotou o motor turbo.
Itens mais que necessários
Não podemos esquecer de citar que o Chevrolet Onix trouxe lá por volta de 2015, itens indispensáveis hoje e que eram carro de gente rica para a época: câmbio automático e central multimídia interativa. Esses pilares seguiram o compacto e convivem até hoje com ele, claro que foram atualizados com o tempo.
A nova geração foi lançada oficialmente no fim de 2019, já como linha 2020. Desde então, o hatch compacto só conhece o sucesso e os expressivos índices de vendas em sua categoria. Ele pode bater no peito e dizer que ajudou a mudar os rumos do seu segmento para ser o que eles são hoje.
Polêmica sempre tem
Entretanto, a vida do Onix também foi marcada por histórias cabeludas. A primeira aconteceu com ele em sua vida inicial. O modelo foi testado pela equipe do Latin NCAP e recebeu zero estrelas em um determinado teste. Isso foi amplamente divulgado e acabou dando uma manchada em sua imagem. Mesmo assim, a marca reforçou a segurança dele e ele manteve os bons números de vendas.
Já a outra história se desenrolou na segunda geração e foi com o sedã Onix Plus. Diversos casos de incêndios repentinos pipocaram na mídia, com muitos vídeos mostrando unidades do sedã compacto em chamas. O motivo para o início do fogo era uma pequena falha no software de gerenciamento do motor.
A sorte é que a Chevrolet correu e chamou todas as unidades do Onix Plus para um recall imediato e também suspendeu suas entregas. Depois desses ocorridos, a montadora reestabeleceu a boa imagem em seus carros mais acessíveis e eles seguem vendendo como água, tanto é que estão sempre entre os mais vendidos em seus segmentos.
Por fim, ele já precisa receber uma atualização em sua linha e isso acabou de ser confirmado. A linha Onix receberá muito em breve novo visual, novos itens de série, mudanças na motorização e até um novo SUV, que deve tentar tirar a paz dos Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Nivus.
Você tem uma história com o Chevrolet Onix? Gosta do compacto ou prefere seus rivais? Conte nos comentários