
Ano acabando e chega a hora da tradicional lista dos carros que saíram de linha no Brasil. Alguns dos modelos aqui presentes se aposentaram momentaneamente enquanto seus sucessores não chegam, enquanto outros deixaram o mercado para abrir espaço para modelos mais caros.
Ainda que diversos carros estejam com o prazo de validade estabelecido para 31 de dezembro, a lista dos modelos que já saíram de linha em 2021 chegou a 20 carros. O aumento na virada do ano se dará por conta do Proconve L7 que fará com que modelos como Renault Sandero RS figurem nessa lista. Contudo, a grande maioria terá estoque até o próximo ano, por isso não entraram nessa lista agora.
Hatches
Com o mercado cada vez mais adepto aos SUVs, os hatches perderam bastante espaço. Com isso, modelos emblemáticos como Volkswagen Fox e Honda Fit saíram de linha. No caso do Fox, que levou consigo também o up!, a marca alemã pretende tomar o lugar dos antigos modelos com uma versão simplificada do Polo. Já o Fit, abriu espaço para o City Hatch.
Uma baixa mundial foi o Ford Ka. Poucos meses depois de a Ford fechar a fábrica no Brasil e decretar o fim de seu modelo compacto, ela também fechou a planta na Índia. Com isso, o Ka morreu globalmente.
![Ford Ka [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/03/ford_ka_4988_edited-750x450.jpg)
Sedãs
Versões sedãs de hatches compactos foram embora junto deles. Assim, Ford Ka Sedan e Toyota Etios Sedã saíram de linha ao mesmo tempo que seus irmãos. Entre os compactos, ainda tivemos a baixa do CAOA Chery Arrizo 5 e do Nissan V-Drive. Honda Civic se despediu agora no fim do ano, mas seu irmão cupê Civic Si morreu nos primeiros meses de 2021.
SUVs
Dos SUVs que morreram em 2021, o mais emblemático talvez seja o Ford EcoSport. Primeiro modelo dessa categoria, que depois levou à criação de diversos carros para brigar com ele diretamente, se despediu junto do fechamento da fábrica da Ford. Hoje ele é produzido somente na Europa, mas não deve sobreviver ainda por muito tempo.
Já a Ford matou de vez a Troller, última marca de carros nacionais ainda viva. Houve baixa também de todas as versões a combustão do Volvo XC40, vendido agora somente como carro elétrico. Já a Citroën finalizou a produção do Aircross (que tecnicamente é uma minivan). Já a Honda aposentou o WR-V junto do Fit.

Picapes
No segmento de modelos com caçamba, o ano de 2021 teve somente duas baixas. A Chevrolet Montana morreu como picape compacta, mas retornará como intermediária. Assim, deixa de disputar mercado com Fiat Strada e Volkswagen Saveiro para arrumar encrenca com Ford Maverick e Fiat Toro.
Já a Fiat Strada de primeira geração saiu de linha devido ao sucesso do novo modelo. A Stellantis tentou manter o modelo antigo como opção de entrada, mas o mercado preferiu a caminhonete mais nova, especialmente por conta da pouca diferença de preço. Para o próximo ano, a Fiat planeja uma versão mais barata da nova Strada.

>>5 carros que a Toyota vendeu e que não são Toyota de verdade
>>Chevrolet é dona dos 3 carros mais vendidos na parcial de dezembro
>>CAOA Chery produzirá carros híbridos no Brasil e promete mais em 2022
- Curiosidades
- Destaque
- aircross
- Arrizo 5
- ASX
- C3
- Caoa Chery
- CAOA Chery Arrizo 5
- CAOA Chery Tiggo 7
- Chevrolet
- Chevrolet Montana
- citroën
- Citroën C3
- Ecosport
- Etios
- Fiat
- Fiat Strada
- Fit
- Ford
- Ford EcoSport
- ford ka
- fox
- Honda
- Honda Fit
- Ka
- Ka Sedan
- Kia
- Kia Rio
- Mitsubishi
- Mitsubishi ASX
- Montana
- nissan
- Nissan V-Drive
- Rio
- Strada
- Tiggo 7
- Tiguan
- toyota
- Toyota Etios
- up!
- V-Drive
- Volkswagen
- Volkswagen Fox
- Volkswagen Tiguan
- Volkswagen up!