Coração compartilhado

Carros que você não sabia que dividam o mesmo motor

Compartilhamento de motores é algo bastante comum entre os carros para poder baixar custos. Mas há casos bem impressionantes

Nissan 350Z e Renault Espace [divulgação]
Nissan 350Z e Renault Espace [divulgação]

O motor é o coração dos carros. Só que também uma das partes mais caras de serem desenvolvidas. Por isso, muitas marcas criam parcerias para o desenvolvimento de propulsores que são usados em diversos modelos diferentes. Mas esse compartilhamento chega ao ponto de ser muito exótico.

Por isso, reunimos nesta lista carros que compartilham motores e muita gente não sabia. Especialmente por conta do quão inusitada é essa junção. Confira

Renault Duster e Mercedes-Benz GLB

Apesar de a parceria entre Renault e Mercedes-Benz ser conhecida, pouca gente sabe que dois SUVs completamente diferentes usam o mesmo motor. O 1.3 quatro cilindros turbo foi desenvolvido junto entre as duas marcas e está tanto em modelos da Renault (Duster, Oroch e já esteve no Captur) quanto nos Mercedes (GLB, CLA, Classe A e Classe B).

Renault Espace e Nissan 350Z

Por conta da Aliança Renault Nissan, o compartilhamento de motores entre a marca francesa e japonesa em seus carros era algo esperado. Mas você jamais pensaria que a minivan de sete lugares Renault Espace teria o mesmo motor 3.5 V6 aspirado do Nissan 350Z. Inclusive esse motor esteve em outros carros da Renault, mas menos exóticos.

Toyota Corolla e Lotus Elise

O nome Toyota Corolla não é algo relacionado ao mundo dos carros esportivos. Mas o mesmo motor 1.8 quatro cilindros que esteve presente em algumas versões do Toyota Corolla também servia para impulsionar o esportivo Lotus Elise. A Lotus, inclusive, usou motores Toyota por muitos anos, até ser comprada pelo grupo Geely.

Hyundai Azera e Fiat Toro

Criado a partir da Global Engine Alliance, uma parceira feita entre Chrysler, Mitsubishi e Hyundai para desenvolvimento de motores, o 2.4 quatro cilindros aspirado que esteve na Fiat Toro já foi usado pelo Hyundai Azera. Claro que houve melhorias, visto que o sedã usou esse motor entre 2005 e 2008, enquanto a Toro o recebeu de 2017 a 2021.

Mini Cooper e Citroën C3

Outra parceria bem conhecida entre BMW e PSA rendeu motores para seus carros. Só que pouca gente sabe que o 1.6 quatro cilindros aspirado que um dia esteve no Mini Cooper, ainda sobrevive no Citroën C3 até hoje. O 1.6 THP do Citroën C4 Cactus também foi usado pela BMW e pela Mini por um bom tempo.

Que outros carros você se lembra de usarem motores de outros modelos? Conte nos comentários.