Vários motivos levam alguns carros ao insucesso. Só que é um tanto quanto irônico o caso dos modelos da lista. Afinal, quando eram fabricados e vendidos como 0km, não vendiam bem. Só que, quando suas aposentadorias foram decretadas, eles se tornaram queridinhos no mercado de usados e até passaram a ser valorizados pelos brasileiros.
Por isso, na Pergunta da Semana, questionamos aos nossos leitores e seguidores nas redes sociais: que carro só passou a ser valorizado quando morreu? As respostas foram as mais variadas, inclusive com muitos fazendo referência às peruas, mesmo Renault Megane Grand Tour e Toyota Corolla Fielder fazendo parte das sugestões da nossa equipe de jornalismo.
Volkswagen up!
Como bem lembrado por Toorsuki no nosso site, o Volkswagen up! “teve seus motivos pra vender pouco enquanto estava em linha. Porém, após sua morte, a procura principalmente pelas versões TSI se tornou gigantesca. Prova disso é que ele ainda é caro até hoje”. De fato, achar um up! TSI usado por um bom preço ou original é quase impossível.
Toyota Etios
“Toyota Etios, quando zero, o pessoal torcia o nariz. Agora como usado, é muito procurado”. Um dos carros mais feios já produzidos no Brasil, foi lembrado por Ronaldo Rapini no nosso Instagram. E, apesar de sua falta de beleza, era um carro robusto, confiável e bom de dirigir. Como zero, era mico, como usado é um ótimo custo-benefício.
Chevrolet Zafira
A Chevrolet Zafira vendia pouco quando estava em linha, fazendo com que a substituição pela Spin tenha feito sentido. Mas ao ver a primeira encarnação da nova minivan, que tinha jeito de capivara, muita gente sentiu falta da beleza da Zafira e de seu banco traseiro super bem pensado. É, até hoje, um dos carros mais cultuados da Chevrolet do Brasil.
Fiat Uno Mille
“Fiat uno quadrado…. só ganhou respeito depois de fora de linha. Por muito tempo foi um carro defasado e popularmente desmerecido”, relembrou Yuri Cavalcante. É fato que o Uno Mille morreu tarde demais, sendo um produto defasado no mercado. Mas sua robustez e capacidade de ultrapassar um Bugatti Chiron, se tiver escada no teto, são inegáveis.
Honda Fit
Enquanto estava em produção, muita gente torcia o nariz para o Fit. Dizendo ser caro e preferindo outros carros, especialmente os SUVs. Mas, depois que ele se aposentou, todos sentiram falta. Afinal, o Honda Fit era o menor jeito de enfiar muita gente e muita bagagem sem que nada ficasse apertado ou desconfortável.
Você se lembra de outros carros que o brasileiro só valorizou depois que saíram de linha? Conte nos comentários.