As marcas já aprenderam que cada país tem um gosto bastante específico, especialmente nos detalhes. Tanto que diversos carros globais passam por alterações pontuais para cada continente e país que são vendidos afim de agradar ao público. Por isso, reunimos aqui quatro características de carros dos EUA que o brasileiro simplesmente não aceita.
Carros grandes com calotas
Geralmente restrito a modelos de locadoras ou versões bem basiconas de entrada, alguns carros de porte mais generoso como Honda Accord ou Toyota RAV4 são vendidos com calotas. Como por lá os modelos aqui ditos médios ou grandes são os populares, faz sentido que eles possuam esse tipo de variante para frotistas.
Contudo, hoje no Brasil o público não aceita nem mesmo um Renault Kwid somente com calota e sem opção de roda de liga-leve. O que dirá então de um modelo caro, de grande porte e que tende a passar uma imagem mais luxuosa e refinada com proteções de plástico para rodas de aço? Ninguém aqui compraria um carro assim.
Minivans grandes
O tempo das minivans no Brasil já acabou, tanto que somente a Chevrolet Spin é fabricada aqui. Já fo lado das importadas temos a fenomenal Kia Carnival, mas que vende pouquíssimo. Só que lá nos EUA, elas ainda são o carro certo para as famílias. Enquanto as duas únicas minivans vendidas no Brasil não chegam juntas a 20 mil unidades por ano, nos EUA a Carnival conseguiu metade disso sozinha no ano passado.
Por lá, o top 3 é constituído por Honda Odyssey, Chrysler Pacifica e Toyota Sienna. Todas elas minivans enormes com espaço para até oito pessoas, motores V6 ou híbridos de quatro cilindros e, nos últimos anos, visual nitidamente inspirado nos SUVs – categoria pela qual elas estão sendo lentamente engolidas.
Caminhonetes gigantes a gasolina
Para o brasileiro, qualquer caminhonete ou picape maior ou do mesmo tamanho de uma Fiat Toro precisa ser diesel. Prova disso é que todas as caminhonetes médias vendidas hoje aqui usam esse tipo de motor, menos a Jeep Gladiator. E qual a reclamação de todos nas redes sociais sobre ela e sobre a RAM 1500? A falta do motor diesel.
Se tornou uma demanda tão latente na categoria de picapes médias, que Toyota e Chevrolet desistiram de vender Hilux e S10 flex recentemente. Além disso, RAM 1500 e Jeep Gladiator só ousam usar motores a gasolina no Brasil por serem produtos de nicho. Mas a gigantesca RAM 2500 que tem motor diesel vende mais que a irmã menor.
Marcas de luxo não europeias
Aqui no Brasil, Audi, Mercedes-Benz, BMW e Volvo dominam o segmento de luxo, com Jaguar e Land Rover correndo por fora, mas próximas. Só que nenhuma outra marca de luxo fora da Europa resolveu se arriscar no mercado brasileiro, fora a Lexus e a BYD. Mas japonesa é um tanto quanto apagada por aqui e a chinesa está chegando.
Isso prova que para o Brasil, luxo vem da Europa. Lá nos EUA, onde a Lexus surgiu, cada marca oriental tem sua divisão de luxo. A Honda tem a Acura, a Nissan conta com a Infiniti e a Hyundai criou a Genesis. Nenhuma das três se arrisca por aqui, mas Infiniti e Acura chegaram a ensaiar uma vinda ao nosso mercado.
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