No universo do cinema, 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), dirigido por Stanley Kubrick, é um dos filmes de ficção científica mais aclamados de todos os tempos, assim como Star Wars. Da mesma forma, no mundo pós-apocalíptico de Mad Max ou O Exterminador do Futuro, alguns carros parecem ter saído diretamente dessas produções, com um design completamente fora do comum. Selecionamos três carros e dois protótipos que exemplificam (bem) essa estética. Confira!
Tesla Cybertruck
Com um design completamente fora do comum com o design assinado por Franz von Holzhausen, que ficou famoso pelos modelos Model S, Model X e Model 3. A caminhonete Tesla Cybertruck exibe uma estrutura de aço inoxidável e vidros feitos de Armor Glass, um material projetado para ser resistente a impactos.
No entanto, durante a apresentação, os vidros acabaram quebrando. A Cybertruck é 100% elétrica que, na versão mais radical, acelera de 0 a 100 km/h em menos de três segundos e possui um alcance máximo de até 800 quilômetros.
BMW i8
O BMW i8 é um esportivo híbrido que combina um motor a gasolina de 1,5 litros e 231 cv com um propulsor elétrico de 143 cv, instalado no eixo traseiro. Juntos, eles oferecem uma potência combinada de 374 cv, permitindo ir de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos.
Com um design inovador assinado por Adrian van Hooydonk, o i8 foi oferecido nas versões coupé e roadster, com portas que abrem no estilo tesoura. Lançado em 2014, a produção foi encerrada em 2020, mas ainda é possível encontrar unidades à venda no mercado de usados, com valores em torno de R$ 590.000 e mais de R$ 1.000.000.
Jaguar I-Pace
Assim como o BMW i8, o Jaguar I-Pace também é visto no Brasil. Este SUV, desenhado por Ian Callum, exibe um design futurista, focado em sustentabilidade e desempenho. Equipado com dois motores (um em cada eixo), o I-Pace gera 400 cv e 70,9 kgfm de torque. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e percorre até 298 quilômetros, de acordo com o Inmetro.
Nissan BladeGlider
O Nissan BladeGlider esteve no Brasil durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Este protótipo esportivo e funcional é totalmente elétrico e se destaca pelo design Sci-Fi tanto no exterior quanto na cabine para três ocupantes, além das portas com abertura diédrica. Ele utiliza dois motores elétricos, com um total de 268 cv e 72 kgfm, e alcança 100 km/h em cinco segundos.
Audi AI: trail quattro
Revelado no Salão de Frankfurt de 2019, o Audi AI: trail quattro apresentou a visão da marca de Ingolstadt sobre um utilitário 4×4 autônomo. Equipado com motores instalados nas quatro rodas, oferece uma potência combinada de 435 cv e 102 kgfm de torque.
O design do exterior mostra as grandes rodas de 22 polegadas acompanhadas dos faróis substituídos por cinco drones com luzes de LED e câmeras para garantir a segurança do que ocorre à frente do protótipo.
Qual destes carros e protótipos você achou o mais diferente? Deixe sua opinião nos comentários!