![Chery Celer [dicugação] Tiggo 3X Chery Celer [dicugação] Tiggo 3X](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Celer-990x556.jpg)
Cada vez mais próximos do lançamento do CAOA Chery Tiggo 3X no Brasil, a CAOA divulgou um novo teaser do modelo. Contudo, enquanto informações sobre ele ainda não são reveladas, vamos voltar no tempo para entender como o Tiggo 3X surgiu.
Tudo começou em 2009 quando a marca lançou na china o hatch compacto Fulwin 2. O modelo tinha esse nome pois, entre 1999 e 2006, o Fulwin original era vendido na China. Ele era baseado em um Seat dos anos 1980 e em nada se assemelhava ao modelo novo.
No mesmo ano também foi lançado o Fulwin 2 Liftback, que era sua versão sedã com opção de abertura do vidro traseiro junto ao porta-malas. Ele também foi vendido em outros países como Bonus, Storm, Very, Crisal, Forza, A13 e 315. No Brasil o nome escolhido foi Celer através de um concurso cultural.
A reestilização só foi aplicada por aqui em 2015. Nessa mudança, a cabine ficou mais sofisticada, os faróis ganharam projetores e as lanternas do sedã passaram a invadir a tampa traseira. O modelo ainda vendia abaixo das expectativas da marca, por isso ficou em linha somente até 2017.
![Chery Celer [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/05/chery_celer_24_edited-750x450.jpg)
Era Tiggo
Enquanto o Chery Celer começava a dar seus primeiros passos no Brasil, a marca chinesa converteu o hatch em SUV. Nasceu assim em 2016, o Tiggo 3X. O modelo trazia novo capô, para-choques, faróis, rack de teto, suspensão elevada e plásticos pretos na parte inferior da carroceria.
A traseira muda apenas na tampa do porta-malas e levemente no formato das lanternas. O modelo manteve o mesmo conjunto mecânico do Celer. O motor 1.5 quatro cilindros aspirado ganhou tecnologia flex aqui no Brasil desde os tempos do Celer. Além disso, ele traz transmissão automática como opção para diversos mercados.
Sua estreia demorou dois anos em relação à China por conta da intervenção da CAOA no projeto original da Chery. Agora, poucos meses depois do lançamento oficial na China, ocorrido em agosto de 2020, o Tiggo 3X chega ao Brasil.
Na traseira, lanternas com novo acabamento escurecido. Além disso, o friso cromado deu lugar a um aplique preto brilhante. Já o para-choque tem desenho diferenciado. A cabine do Tiggo 3X aparentemente tem melhor qualidade que a usada no Tiggo 2, com destaque para o painel digital.
>>Tiggo 8 PHEV faz 74 km/l e pode ser primeiro híbrido da CAOA Chery
>>Chery quer fabricar carros elétricos na Argentina. CAOA se beneficiará?
>>CAOA Chery Arrizo 6 vende mais que Chevrolet Cruze em abril