Pro e Plus

BYD e Apple têm lógica totalmente oposta para nomes Pro e Plus

BYD Yuan Pro [Auto+ / Rafael Pocci Dea] apple
BYD Yuan Pro [Auto+ / Rafael Pocci Dea]

Nesta segunda-feira (09), a Apple revelou o novo iPhone 16. A nova geração do smartphone vem em quatro versões e revelou uma curiosa divergência sobre como a BYD trata as palavras Pro e Plus. Mesmo sendo empresas com produtos completamente diferentes, a Apple construiu uma imagem sobre o que significam Pro e Plus, que é contrária da BYD.

Dentro da linha Apple, todo produto Pro é superior aos demais. Temos o iPhone 16 como a versão mais sofisticada de acabamento, recursos e câmeras quando comparado a um iPhone 16 normal. O mesmo vale para os também renovados AirPods de quarta geração e AirPods Pro de segunda geração.

Dentro da Apple, um produto Pro é sempre mais caro e cheio de recursos. Completamente o contrário do que faz a BYD. Hoje, a marca chinesa tem dois carros com sobrenome Pro no Brasil: Yuan Pro e Song Pro. Ambos foram lançados em 2024 no nosso país e são inferiores aos Yuan Plus e Song Plus que tínhamos até então.

BYD Song Pro GS [Auto+ / João Brigato]
BYD Song Pro GS [Auto+ / João Brigato]

Os modelos Pro, por exemplo, não contam com teto solar, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa, alerta de ponto cego, piloto automático adaptativo, entre outros itens. Além disso, eles tem menos potência, menos torque e baterias menores do que os modelos Plus.

Plus na Apple, Plus na BYD

Para a Apple, o Plus é usado somente no iPhone, indicando a versão comum do smartphone com tela maior. Já na BYD, pode se tratar de duas coisas. No caso de Yuan Plus e Song Plus, são modelos mais caros, mais sofisticados e com mais itens que seus equivalentes Pro. Só que também a terminologia pode ser usada como uma versão mais completa.

BYD Song Plus [Auto+ / João Brigato]
BYD Song Plus [Auto+ / João Brigato]

Isso hoje acontece somente com o Dolphin. O modelo é oferecido no Brasil na versão GS e na Plus, em que muita coisa difere. O Dolphin Plus é mais potente (95 cv e 18,3 kgfm de torque contra 204 cv e 31,6 kgfm) e tem mais bateria (291 km no GS contra 427 km no Plus), além de ser bem mais equipado.

No Dolphin Plus, a BYD entrega piloto automático adaptativo, assistente de manutenção em faixa, teto solar panorâmico, carregador de celular por indução, limpador traseiro, frenagem autônoma de emergência e NFC no retrovisor. Além disso, o Plus segue o padrão europeu, contando com suspensão diferente e para-choques mais bojudos.

apple
BYD Dolphin Plus [Auto+ / João Brigato]

Somente o Dolphin Plus entrega teto e capô com pintura contrastante, além de interior que combina com a cor externa. Já um iPhone 16 diferente para o iPhone 16 Plus somente em tamanho de tela e bateria consequentemente levemente maior. Ou seja, não representa a diferença que um Plus faz nos BYD.

Você prefere os modelos mais baratos Pro da BYD ou os Plus mais completos? Já com o iPhone, vai com a linha Pro, normal ou Plus? Conte nos comentários.