Made In China

Audi e BMW produzem 7 carros exclusivamente para a China

BMW Série 1 Sedan [divulgação]
BMW Série 1 Sedan [divulgação]

Para se adequar aos mercados os quais atuam, em geral as fabricantes produzem carros específicos para cada país. Isso é bastante comum quando falamos de marcas generalistas, enquanto as premium se dão ao luxo de ter uma linha global que dificilmente é alterada. A não ser que estejamos falando da China, onde BMW e Audi fazem carros exclusivos.

Das alemãs, somente a Mercedes-Benz não tem carros totalmente específicos feitos para a China. Claro que existem as versões L, que são variantes alongadas de modelos internacionais – algo bastante comum entre todas as marcas que atuam por lá. Mas esses ficaram de fora da lista. Afinal, buscamos carros completamente diferentes.

Audi

De todas as marcas alemãs de luxo, a Audi é a que mais produz carros exclusivos para a China. Estamos falando especificamente de cinco modelos diferentes, sendo que, desses, três são derivados de carros internacionais, enquanto dois são completamente inéditos e não oferecidos em outros mercados nem como variações.

Audi Q6 [divulgação]

Começamos pelo Audi Q6, que não é o Q6 e-tron recentemente lançado globalmente. O Q6 chinês foi revelado em 2022 e utiliza plataforma MQB Evo. Ele é ligado diretamente a modelos de grande porte da VW China, como os SUVs Talagon, Tavendor e Teramont, além da minivan Viloran.

O modelo, apesar de usar o número 6, é maior que o Q7 e conta com sete lugares. Por lá, oferece versões 2.0 TFSI quatro cilindros turbo ou 2.5 VR6 seis cilindros turbo. Há somente opção de tração quattro. Também intimamente ligado aos Volkswagen, temos o Q5 e-tron. O modelo é a versão chinesa e Audi do VW ID.6, o ID.4 esticado da China.

Audi Q5 e-tron [divulgação]
Audi Q5 e-tron [divulgação]

Ele tem visual muito parecido com o modelo da VW, ainda que traga elementos próprios da marca das quatro argolas. Ele não tem relação alguma com o Q5 que temos no Brasil e que também é vendido por lá. Conta com versão de um motor e tração traseira com 204 cv ou tração nas quatro rodas e 305 cv.

Passando para os derivados, o Audi A7 L chinês transforma o elegante cupê de quatro portas em um sedã esquisito. Ele foi lançado em 2021 e só traz uma versão com motor V6 3.0 TFSI turbo de 340 cv. Para não ficar atrás dos Mercedes-Maybach, a China tem o A8 Horch. Versão super luxuosa do modelo traz interior mais sofisticado e exterior diferente.

Maybach
Audi A8 Horch [divulgação]

Por fim, a Audi oferece o Q2 e-tron na China. O SUV compacto de entrada em versão elétrica nunca esteve presente em outros mercados. Assim como a grande maioria dos modelos chineses, ele tem entre-eixos alongado em relação ao Q2 europeu. Ele é oferecido em versão única de 140 cv.

Audi Q2 L e-tron [divulgação]
Audi Q2 L e-tron [divulgação]

BMW

Se a Audi tem uma variante elétrica de um modelo internacional, a BMW também o fez. Assim, o clássico Série 3 ganhou o irmão i3 como exclusivo da China. Apesar de ter o nome de um antigo hatch elétrico, ele nada mais é que a versão a bateria do sedã vendido no Brasil. Traz duas versões: eDrive30L de 282 cv ou eDrive40L de 335 cv.

BMW Série 3
BMW i3 eDrive35L [divulgação]

Apresentado em 2017 e em vias de sair de linha neste ano, o BMW Série 1 Sedan é exclusivo da China. O modelo é uma versão mais careta do Série 2 Grand Coupé e serve como sedã de entrada da BMW. Usa plataforma de Mini Cooper e tem opções de motor 1.5 três cilindros turbo ou 2.0 quatro cilindros turbo.

BMW Série 1 Sedan [divulgação]
BMW Série 1 Sedan [divulgação]

Quais outros carros chineses exóticos você já ouviu falar de marcas internacionais? Conte nos comentários.