Grande parte da identidade visual das montadoras é baseada no estilo das grades frontais. Elas são como marcas de nascença de vários carros. Elementos tão fortes que tornam os carros reconhecidos à distância e mesmo com o logotipo tampado. Por isso, reunimos cinco grades frontais icônicas nesta lista.
Duplo rim da BMW
Quando se trata de grade frontal lembrada e reconhecida por todos, talvez o duplo rim da BMW seja a campeã. Afinal, é um formato muito simples, mas que pode ser aplicado em diversos tamanhos e carros diferentes. Infelizmente, contudo, há vezes que a BMW exagera no tamanho.
Audi Singleframe
Pode culpar a Audi pela moda das grades frontais unificadas do início dos anos 2000 e que perduraram até hoje. Criado pelo designer Walter de Silva depois de sair da Alfa Romeo, a Singleframe da Audi é, hoje, um símbolo tão forte da marca alemã tanto quanto seu logotipo de quatro argolas.
Cuore sportivo da Alfa Romeo
Diferentemente de várias marcas as quais modificaram suas grades frontais ao longo dos anos, ou desenvolveram a icônica depois de décadas de mercado, a Alfa Romeo se mantém fiel ao cuore sportivo desde sempre. É impossível não reconhecer um Alfa, mesmo de longe, graças a esse coração esportivo.
Sete fendas da Jeep
Todo SUV da Jeep tem grade frontal com sete fendas. Isso veio do Wrangler de guerra e perdura até hoje na marca norte-americana. O estilo é tão forte, que é, muitas vezes, usado como símbolo da fabricante do grupo Stellantis. Mesmo na era dos carros elétricos, as sete fendas estão lá.
Nariz de tigre da Kia
Ainda que, para muitos, a grade frontal da Kia pareça uma junção da duplo rim da BMW, a marca sul-coreana tem outra inspiração. Trata-se do nariz do tigre, em alusão ao fato de que o país a que ela pertence faz parte do grupo dos tigres asiáticos. É uma identidade visual forte e que está presente na Kia há muito tempo.
Que outra marca com grade frontal icônica você se lembra? Conte nos comentários.