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Fim da linha!

Após o fim do Stepway 1.0, relembre 5 versões legais do Renault Sandero

Com o fim do Stepway 1.0, relembramos cinco versões e séries especiais do Renault Sandero que marcaram época; confira!

Renault Sandero RS [divulgação]
Renault Sandero RS [Foto: Divulgação]

A Renault encerrou a produção do Stepway 1.0 na fábrica de São José dos Pinhais, Paraná, marcando o fim da trajetória do Sandero no Brasil. Lançado em 2007, o modelo substituiu o Clio 1.6, oferecendo um custo reduzido aliado ao espaço generoso da cabine e ao porta-malas de 320 litros.

Embora tenha sido renomeado como Stepway, o modelo não deixava de ser um Sandero. Durante 18 anos, ele ganhou versões e séries especiais, que variaram de esportivadas a uma legítima versão esportiva, a R.S., ainda cultuada por uma legião de fãs.

Nokia

Renault Sandero Nokia azul parado de frente
Renault Sandero Nokia [Foto: Divulgação]

Lançado por R$ 47.290, o Sandero Nokia se baseava na versão Privilège 1.6 16V Hi-Flex. Como diferencial, trazia um celular Nokia N95 com Bluetooth, viva-voz e o sistema de navegação Nokia LD-3W. O comprador ainda recebia um ano gratuito de navegação com 800 cidades brasileiras mapeadas. Após esse período, a assinatura anual custava R$ 190.

Tech Run

Renault Sandero Tech Run [Foto: Divulgação]

Apresentada em 2013, a série Tech Run derivava da versão Expression e vinha equipada com o motor 1.0 16V Hi-Flex de até 77 cv e 10,1 kgfm (com etanol). Vendida por R$ 37.400, tinha rodas de alumínio de 15 polegadas, maçanetas e retrovisores cinza, adesivo na coluna B e emblemas alusivos à configuração. Por dentro, os bancos e os cintos de segurança recebiam acabamento em tons de azul.

Stepway Tweed

Renault Sandero Stepway Tweed branco parado de frente com flores ao fundo
Renault Sandero Stepway Tweed [Foto: Divulgação]

O Stepway Tweed foi a última tacada antes da chegada da segunda geração, lançado em 2014 como uma edição limitada a 1.900 unidades. Custando R$ 47.390 (manual) e R$ 51.640 (automático), o interior exibia uma padronagem xadrez em preto e branco nos bancos e nas laterais das portas, inspirada pelo design francês.

GT Line

Presente nas duas gerações do modelo, a versão GT Line combinava o visual esportivo desenvolvido pela Renault Sport com itens exclusivos, como spoiler no teto, para-choques traseiros com difusores e rodas de 15 ou 16 polegadas (opcionais). Sob o capô, o motor 1.0 SCe entregava 82 cv e 10,5 kgfm com etanol, aliado a um câmbio manual de cinco marchas.

Sandero R.S.

Renault Sandero R.S. [Foto: Divulgação]

O Sandero R.S., lançado em 2015, se tornou um ícone entre os hot hatches. Desenvolvido pela Renault Sport em parceria com as equipes de design e engenharia da América Latina, o modelo produzia 150 cv e 20,9 kgfm (com etanol), graças ao motor 2.0 naturalmente aspirado e ao câmbio manual de seis marchas.

Com 4.600 unidades fabricadas, o R.S. contou com séries limitadas, como a Racing Spirit em 2017. As últimas 100 unidades do Sandero R.S. receberam o kit especial “R.S. Finale”, que incluía pôster estilo blueprint, boné, chaveiro, squeeze, carteira e uma plaqueta numerada para ser colocada no console central, identificando o modelo como um dos últimos produzidos.

Já teve ou ainda tem um Renault Sandero? Conte para nós a sua experiência nos comentários!