Para que?

A perigosa e desnecessária tendência de carros sem vidro traseiro

Não é só a Jaguar e a Polestar que acharam que a ideia de fazer um carro sem vidro traseiro é uma boa. Mas já virou tendência

traseira do Polestar 4 sem vidro
Polestar 4 [divulgação]

Algo que aparece somente em um carro pode ser uma vanguarda de design ou algo exclusivo, mas quando começa a se espalhar para outros modelos, pode indicar uma tendência. A moda agora são os carros sem vidro traseiro. Uma inclinação do mercado em direção a um caminho bem perigoso e totalmente desnecessário.

Ainda que existam esportivos aos montes sem vidro traseiro, em geral por conta do motor, eles já são carros mais raros e com visibilidade comprometida. Não é todo tipo de pessoa que tem banca (e braço) para pilotar esses modelos. Mas os carros sem vidro traseiro começaram a entrar nos segmentos mais populares.

A culpa é, indiretamente, da Volvo

O primeiro dessa tendência de carros sem vidro traseiro foi o Polestar 4. O modelo que é um misto de SUV cupê com hatch, mas algo bem aos moldes de um Zeekr 001, é da marca de elétricos que um dia foi a Volvo. Ele foi apresentado em novembro de 2023 e chocou o mundo por não ter vidro traseiro.

No lugar da janela traseira, a Polestar deixou uma placa de metal, enquanto por dentro é um completo vazio com o mesmo revestimento do teto (que pode ser preto ou bege). Para compensar a ausência do vidro traseiro, o Polestar 4 tem uma câmera de alta definição cujas imagens são reproduzidas no retrovisor.

É um recurso bem interessante e comumente utilizado em caminhonetes e SUVs para ampliar o campo de visão quando obstruído. Mas, no Polestar 4, se tornou algo necessário pois, sem ele, não é possível enxergar absolutamente nada atrás. Depois do Polestar 4, isso se tornou tendência.

interior do Polestar 4 com bancos brancos, cintos amarelos e sem vidro traseiro
Polestar 4 [divulgação]

O caso Jaguar

Toda polêmica envolvendo o rebranding da Jaguar fez com que muita gente não notasse que o conceito Type 00 tem algo faltando. Como ele antecipa o futuro da marca, é grande a chance de que os novos carros da Jaguar não tenham vidro traseiro. O curioso, no caso do Type 00, é que o recurso foi usado para que a placa de metal servisse de tampa do porta-malas. Tudo para preservar o desenho de ar-condicionado da traseira. 

Jaguar Type 00 azul que parece um ar-condicionado de frente
Jaguar Type 00 [divulgação]

Avatar chinês

Agora que virou tendência, a chinesa Avatr lançou o seu carro sem vidro traseiro. O 06 é o novo sedã da marca e mira brigar diretamente com o Tesla Model 3 e com o BYD Seal. O modelo traz sistemas de condução totalmente autônoma com Lidar, mas resolveu ter mais câmeras do que vidros.

Isso porque, além do vidro traseiro removido, o sedã chinês não tem retrovisores com espelhos. A solução utilizada foi a mesma do Audi Q8 e-tron, que são as câmeras que melhoram a aerodinâmica e pioram muito a visualização no trânsito. Apesar da ausência de vidro traseiro, parte do teto panorâmico se estende até a traseira. 

Você acha que essa tendência de carros sem vidro traseiro veio para ficar? Conte nos comentários.