Duradouros ou longevos?

9 carros que estão há mais de 10 anos na mesma geração

Chevrolet S10 Z71 [divulgação]
Chevrolet S10 Z71 [divulgação]

O tempo é bastante cruel com os automóveis. Em geral, os carros passam de seis a oito anos em uma mesma geração, recebendo mudanças visuais no meio desse tempo. Algumas marcas esticam a vida útil com uma segunda reestilização, mas que dificilmente passa disso. Só que existem 9 carros à venda no Brasil que já passaram de uma década na mesma geração.

Dos carros da lista, 5 completam dez anos de vida em 2013, enquanto o restante já passou de uma década. Vale lembrar que, para ser considerada uma mudança de geração, todos os painéis de carroceria precisam ser trocados, inclusive partes estruturais. Os modelos da lista mudaram muito, mas mantiveram a mesma base desde o começo.

Chevrolet S10 e Trailblazer

Chevrolet Trailblazer High Country
Chevrolet Trailblazer – 2025

Diferentemente da Ford Ranger, a Chevrolet S10 e seu irmão Trailblazer não ganharam uma nova geração. A dupla passou por uma mudança visual profunda, mas que manterá boa parte dos carros lançados em 2012. A situação da dupla é tão peculiar que a traseira e o volante são os mesmos há 12 anos.

Fiat Fiorino 

carros
Fiat Fiorino [divulgação]

Tecnicamente a Peugeot Partner Rapid também poderia fazer parte dessa lista por ser derivada da Fiat Fiorino, mas o modelo francês é relativamente inédito. Lançada em 2013, quando o Fiat Uno ainda não tinha sido reestilizado, a Fiorino é dominante no mercado de vans e furgões de pequeno porte.

Volkswagen Saveiro

VW Saveiro Robust [Auto+/Leo Alves]
VW Saveiro Robust [Auto+/Leo Alves]

Como a Ram Classic é importada, a Volkswagen Saveiro é a mais velha entre todos os carros da lista. Lançada em 2009, ela já foi reestilizada três vezes. A última derivada viva do Gol é a segunda caminhonete pequena mais vendida do país. Até porque, o segmento só tem ela e a Fiat Strada. 

Chevrolet Spin

Chevrolet Spin Premier [Auto+ / João Brigato]
Chevrolet Spin Premier [Auto+ / João Brigato]

Lançada no mesmo ano da atual geração da S10 e do Trailblazer, a Chevrolet Spin também teve uma nova geração descartada em favor de uma terceira reestilização. Lançada em 2012, ela é a única remanescente da plataforma GSV da Chevrolet e usa, até hoje, motor que era da época do Monza.

Mini Cooper

Novo Mini Cooper S [divulgação]
Novo Mini Cooper S [divulgação]

Apesar de a nova geração existir como elétrico, o atual Mini Cooper é de 2013 e já mostra que os dez anos de vida chegaram. O modelo passou por três reestilizações, sendo a última polêmica. Foi o primeiro a trazer uma versão elétrica comercial e foi a primeira geração com versão quatro portas.

Ram Classic

carros
RAM Classic [Auto+ / João Brigato]

De todos os carros à venda no Brasil, a Ram Classic é a que tem a geração mais velha. Lançada em 2009 como 1500, ela se transformou em Classic só em 2019. Com esse visual, ela foi vendida no Brasil como 2500 de 2012 a 2018, sempre na versão Laramie com motor 6.7 seis cilindros turbo diesel. Mas recentemente recebeu a série R/T.

Toyota Yaris 

Toyota Yaris [Auto+ / João Brigato]
Toyota Yaris [Auto+ / João Brigato]

Pode não parecer, mas o Toyota Yaris já tem dez anos de mercado. Apesar de ter sido lançado em 2020 no Brasil, a geração de baixo custo oferecida por aqui é de 2013. O modelo foi revelado primeiramente no sudeste asiático para depois ganhar o mundo. Antes de chegar ao nosso país, contudo, passou por uma pesada reestilização. 

Volkswagen Amarok

Volkswagen Amarok V6 Extreme [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Amarok V6 Extreme [Auto+ / João Brigato]

Seguindo a estratégia da Chevrolet S10, a Volkswagen Amarok vendida no Brasil não ganhará uma nova geração. O modelo lançado em 2010 completará seu aniversário de 14 anos recebendo uma pesada reestilização. Como na S10, a cabine permanecerá sem alterações, mudando apenas acabamentos internos, enquanto o exterior será todo revisto.

Qual desses carros é seu favorito? Conte nos comentários.