Historicamente, caminhonetes nasceram como veículos utilitários de carga, mas alguns fabricantes ousaram criar versões esportivas que deixam até os esportivos puros-sangue com inveja. Um exemplo clássico é a GMC Syclone, lançada em 1991 com um motor V6 turbo de 248 cv, capaz de superar até uma Ferrari 348 ts ou a Ford F-150 SVT Lightning, desenvolvida pela divisão Special Vehicle Team (SVT) da marca.
Os modelos da Ram não ficaram para trás e, ao longo das décadas, a marca lançou versões radicais, equipadas com motores V8 sobrealimentados ou V10 naturalmente aspirado. Além disso, algumas preparadoras criaram variantes com mais de 1.000 cv, elevando o conceito de caminhonetes de alto desempenho a novos patamares.
Em um cenário de eletrificação, com modelos como Tesla Cybertruck, Rivian R1T e GMC Hummer EV, é o momento perfeito para relembrarmos as caminhonetes da Ram que desafiam os limites.
Ram 1500 TRX
Grande e voraz, a Ram 1500 TRX é uma caminhonete que fará você repensar a sua vida. Não apenas pelos números superlativos extraídos do V8 6.2 sobrealimentado, originado do Challenger Hellcat, com colossais 711 cv e 89,8 kgfm de torque, que permitem acelerar de 0 a 100 km/h em absurdos 4,8 segundos.
Somado a isso está o ronco estrondoso do propulsor com oito cilindros em V, associado ao assobio do compressor, e o conjunto de suspensões com braços de alumínio e amortecedores Bilstein.
1500 RHO
É a substituta do modelo 1500 TRX e rival da Ford F-150 Raptor. Ao invés de trazer um propulsor V8 sob o capô, no cofre do motor repousa uma unidade com seis cilindros em linha 3.0 biturbo Hurricane associado ao câmbio automático de oito marchas, para gerar 540 cv e 71,92 kgfm. São números de desempenho que levam o utilitário de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos (mais rápido em relação a 1500 TRX), com velocidade máxima de 190 km/h.
SRT-10
Da ideia de instalar o motor V10 8.3 naturalmente aspirado do Dodge Viper na caminhonete nasceu a variante SRT-10. Desenvolvida pela divisão SRT (Street and Racing Technology) da Chrysler, a caminhonete foi lançada em 2004 com brutais 507 cv e 72,6 kgfm, o que garantiu uma relação peso-potência de 4,47 kg/cv.
O câmbio manual Tremec T56 era de seis marchas. Tudo isso rendia uma aceleração de 0 a 100 km/h em cinco segundos. Com potência específica de 61,2 cv/litro, a produção foi encerrada em 2006 após cerca de 10.000 unidades.
Hennessey Mammoth 1000 6×6 TRX
As preparadoras enxergaram na Ram 1500 TRX um enorme potencial para criar um veículo exclusivo. E assim nasceu a monstruosa Mammoth 6×6, desenvolvida pela Hennessey, baseada na 1500 TRX, mas com seis rodas e números de desempenho colossais. O propulsor V8 6.2 sobrealimentado recebeu uma dose extra de potência para alcançar impressionantes 1.012 cv e 133,8 kgfm de torque.
Para suportar toda essa injeção extra de potência, foram feitos reforços estruturais e no conjunto de suspensões, que agora contam com componentes da Bilstein. Com seis rodas e apenas 12 unidades produzidas, a Mammoth 1000 6×6 se torna uma caminhonete extremamente rara.
Daytona
Pode não ser tão radical quanto os modelos acima, mas a versão especial e limitada Daytona da Ram 1500 traz o motor V8 Hemi 5.7, acoplado a uma transmissão automática de cinco marchas, com 345 cv e 51,84 kgfm de torque. O visual é o grande destaque, com as saídas de escape laterais e o spoiler, uma reminiscência do icônico Dodge Charger Daytona de 1969.
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