Versões apimentadas!

5 versões legais e esportivas do Toyota Corolla

O Toyota Corolla seduz pela confiabilidade e pela dirigibilidade, mas isso não impediu a marca de oferecer versões mais apimentadas

Toyota Corolla GT-S Sport Coupe vermelho estacionado de frente no asfalto
Toyota Corolla GT-S Sport Coupe [Divulgação]

Quando o assunto é confiabilidade e uma condução confortável, o Toyota Corolla está entre as primeiras opções de compra dos consumidores. Lançado em 1966, ele chegou ao nosso mercado importado em 1992, na sétima geração, com produção local iniciada em 1998.



O eterno rival do Honda Civic conquistou fama principalmente pela baixa manutenção e pela confiabilidade do fabricante. Seja em versões esportivadas ou esportivas de verdade, o modelo reúne uma legião de fãs fiéis ao redor do mundo. Confira!

Toyota GR Corolla

Toyota GR Corolla branco na pista fritando os pneus
Toyota GR Corolla [divulgação]

O GR Corolla chegou ao Brasil em 2023, com duas versões: Core (R$ 416.990) e Circuit (R$ 461.990), pronto para competir com o Honda Civic Type R (a partir de R$ 429.900). Sob o capô, o motor de quatro cilindros 1.6 turbo, com injeção direta, trabalha conjuntamente ao câmbio manual de seis marchas para render 304 cv e 37,7 kgfm.

Toyota Corolla Levin/Sprinter Trueno (AE86)

Toyota Corolla Levin GT Apex vermelho e preto fazendo drift na pista
Toyota Corolla Levin GT Apex [Divulgação]

Lançado em 1983 como parte da 5ª geração E80 do Corolla Levin e Sprinter Trueno, o AE86 se tornou um ícone tanto entre os carros esportivos quanto no universo do drift, graças à sua tração traseira. Equipado com o motor 1.6 16V (4A-GE) de 130 cv e pesando apenas 800 kg, ele se destacou pela distribuição de peso e pela facilidade de modificação.

A popularidade foi ainda impulsionada por ser protagonista na série Initial D, tornando-se um símbolo da cultura automotiva, especialmente no Japão, onde também é conhecido como ハチロク (“Hachi-Roku”, em referência aos números 8 e 6). A produção ocorreu entre 1983 e 1987.

Toyota Corolla GT-S Sport Coupe

Toyota Corolla GT-S Sport Coupe vermelho estacionado de frente no asfalto
Toyota Corolla GT-S Sport Coupe [Divulgação]

O Corolla GT-S Sport Coupe (AE92), produzido entre 1988 e 1991, não adotava a tração traseira como o famoso AE86, mas mantinha o espírito esportivo empregando o motor 1.6 16V (4A-GE) de 130 cv. O design, com faróis escamoteáveis e gráficos GT-S Twin Cam 16 nas laterais, trazia toda a essência dos anos 1980, tornando-o um modelo muito apreciado na época e atualmente entre os entusiastas e colecionadores.

Toyota Corolla XSE

Toyota Corolla XSE [Divulgação]

Com um visual exterior mais esportivo, a versão XSE pertence à 12ª geração do sedã da Toyota, lançada em 2018 nos mercados internacionais. Do lado de fora, o design inclui uma grade frontal com apliques em preto brilhante, faróis Full LED, rodas de 18 polegadas e um aerofólio traseiro montado sobre a tampa do porta-malas. Sob o capô, o propulsor Dynamic Force de 2.0 litros entrega 169 cv e 20,9 kgfm de torque.

Toyota Corolla XRS

Toyota Corolla XRS estacionado de lateral no asfalto
Toyota Corolla XRS [Divulgação]

A versão XRS do sedã da Toyota Corolla foi lançada no Brasil em 2013 e novamente em 2018, com uma proposta esportivada exibindo o kit de carroceria. O motor 2.0 naturalmente aspirado vai conectado ao câmbio continuamente variável (CVT) entregando 153,6 cv e 20,7 kgfm. Entretanto, no mercado internacional, essa versão foi equipada com o motor 1.8 (2ZZ) do Celica GT-S, acoplado a um câmbio manual de seis marchas, entregando 170 cv a 8.200 rpm.

Qual é a sua opinião sobre o Toyota Corolla e qual dessas versões você escolheria? Escreva nos comentários!