Versões diferenciadas

5 versões inusitadas de carros nacionais 

Esses carros até tiveram um relativo sucesso no Brasil, mas nem todo mundo lembra que essas versões foram lançadas para eles

Fiat Strada Sporting [divulgação]
Fiat Strada Sporting [divulgação]

Os carros vendidos no Brasil costumam ter versões conservadoras, e raramente surge algo inusitado. Pois bem, é raro, mas acontece. Como é possível ver nesta lista, algumas vezes as fabricantes lançam versões fora do convencional, que nem sempre combinam com a carroceria dos carros. Confira a seguir alguns exemplos.

Fiat Strada Sporting

carros
Fiat Strada Sporting [divulgação]

Em 2011, a Fiat já havia feito de tudo com a Strada de primeira geração. Quer dizer, quase tudo. Porque ela ainda não havia recebido uma versão com apelo esportivo. Isso aconteceu naquele ano, com a Strada Sporting entrando na família de carros esportivos da marca italiana. 

O kit esportivo não combinava com a carroceria da caminhonete, e a versão se tornou bastante rara. Já cheguei até a ver uma unidade sendo usada para levar botijão de gás, estando completamente detonada.

Toyota Etios Cross

carros
Toyota Etios Cross [divulgação]

Se hoje os SUVs reinam e todas as marcas querem ter o seu, no passado as versões com apelo aventureiro eram as queridinhas. Acontece que alguém teve a ideia de fazer isso com um Etios, que já não era um primor de design. O resultado é esse das fotos, o Etios Cross, sendo um dos carros mais controversos em desenho da história.

Renault Logan CVT

Renault Logan CVT [divulgação]
Renault Logan CVT [divulgação]

Colocar uma transmissão CVT em um Renault Logan não parece algo inusitado. Afinal, diversos modelos utilizam esse câmbio. O problema foi a solução encontrada pela marca francesa para adicionar esse câmbio. Acontece que o CVT ficaria muito baixo no Logan e no Sandero. A solução, então, foi levantar a suspensão e fingir que os dois eram aventureiros. 

No Sandero, isso até passou despercebido, já que ele virou uma espécie de Stepway alternativo. Só que o Logan era um sedã, e não combinou tão bem assim. Por isso, essa versão durou pouco, e hoje é mais fácil ver Porsche na rua do que um Logan CVT.

Honda City Sport

Honda City Sport [divulgação]
Honda City Sport [divulgação]

O Honda City sempre foi um bom carro, mas nunca teve um desempenho arrebatador. Mesmo assim, a Honda decidiu lançar uma versão com apelo esportivo para o sedã. Em 2013, surfando na onda dos carros esportivados, a marca apresentou o City Sport. Ele tinha detalhes escurecidos na carroceria e tinha a opção da cor Vermelho Rally. Mas a esportividade acabava por aí. O motor era o mesmo 1.5 de 116 cv dos demais, atrelado ao câmbio manual de cinco marchas.

Volkswagen Polo BlueMotion 

Volkswagen Polo BlueMotion [divulgação]
Volkswagen Polo BlueMotion [divulgação]

O Volkswagen Polo de quarta geração foi o primeiro modelo da marca a receber a versão BlueMotion no Brasil. Em 2009, o hatch passou a ter essa opção, mas outros carros também receberam depois, como Fox e Gol. A promessa era ter um melhor consumo de combustível, por isso a grade era mais aerodinâmica, havia spoiler e aerofólio, além de pneus menos resistentes e a suspensão era um pouco mais baixa.

A ideia da versão era boa, mas o visual era um tanto exótico e a economia não era tão grande assim. O motor 1.6 era o mesmo das demais versões. Ele recebeu algumas alterações mecânicas, só que por aqui a versão BlueMotion não vingou tanto. Na Europa, os carros com essas versões utilizavam motor diesel, em uma era anterior ao escândalo do dieselgate. Por aqui, a lei jamais permitiria o uso desse propulsor.

Quais outras versões inusitadas você se recorda? Deixe nos comentários a sua opinião.