Um dos carros mais vendidos do Brasil e que faz bastante sucesso hoje é a Fiat Strada. Uma das únicas caminhonetes compactas à venda no país hoje, a categoria é composta apenas por ela e pela Volkswagen Saveiro, já tem mais de 25 anos de trajetória por aqui e está bem consolidada em solo nacional.
Logicamente que a longo de todos esses anos, a Fiat já apresentou aos brasileiros diversas versões bem diferentes da Strada. Na lista de hoje, vamos relembrar todos os momentos que a caminhonete quis ter o holofote voltado para ela e conseguiu seu merecido destaque.
Strada MTV
Lá no começo dos anos 2000, o modelo já tinha passado por uma reestilização e estava com um visual bem avançado para época. Vendo o sucesso do canal voltado para entretenimento, a marca italiana criou essa variante. Ela era baseada na versão Working, trazia propulsor 1.6 de 16 válvulas, o que conferia um desempenho notório e tinha diversos itens de série. *
Strada Adventure
Foi nessa mesma época da versão MTV que nasceu a Adventure. Impossível não citar os Adventure Palio e Strada, já que eles praticamente foram os precursores dessa variante com apelo mais aventureiro em modelos com pegada urbana. O visual era composto por diversos acessórios voltados para o mundo do fora de estrada. Segundo o portal Terra, na primeira vez da Strada Adventure, a variante topo de linha era a base.
Strada Adventure Locker
Novamente a variante aventureira dá às caras por aqui, só que em uma versão bem marcante. Aqui, a Fiat Strada já estava em sua terceira reestilização e tinha o visual bem encorpado. O sistema Locker tinha o sistema de bloqueio eletrônico do diferencial, o que ajudava a caminhonete a enfrentar alguns pequenos obstáculos das vias off-road. O recurso também foi incorporado na perua Palio Weekend.
Strada Sporting
Agora, para atrair os clientes mais nervosinhos, a Fiat também criou a variante Sporting da Strada. Ela atuava ao lado do sedã Siena e também do hatch Palio. A criação foi revelada em meados de 2010 e tinha como principal destaque o visual, com pitada mais agressiva. Saias laterais, rack de teto, rodas escurecidas emprestada do sedã Linea e mais itens chamavam atenção.
Outra novidade dela era o motor 1.8 16V E-torQ, o qual rendia 132 cv e tornava a Strada um carrinho bem apimentado para as ruas brasileiras, inclusive com mudanças mecânicas, como novos amortecedores e molas, segundo o portal Jornal do Carro. É uma versão rara, ainda mais no tom amarelo.
Strada Edizione 25
Por fim, a mais nova geração da Strada dá o ar da graça por aqui. No ano passado, a caminhonete completou 25 anos e ganhou a variante Edizione 25, baseada na versão Ultra. Então, tinha motor 1.0 turbo flex T200 de 130 cv e 20,4 kgfm de torque e câmbio automático do tipo CVT. Foi limitada em apenas 1.025 unidades e tinha a cor especial cinza Strato com teto escurecido como destaques principais.
A lista de itens de série era ampla, diversos adesivos vinham colados na carroceria e ela tinha peças escurecidas, para dar o característico ar de robustez que se tornou seu principal aliado ao longo de toda sua trajetória, como relatou o portal Motor1.Com.
- A foto é meramente ilustrativa e não representa fielmente a versão indicada
Você conheceu todas essas versões da Fiat Strada? Teria ou tem alguma delas na sua garagem? Conte nos comentários