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5 táxis icônicos das ruas brasileiras: confira

Os primeiros táxis surgiram no Brasil no início do século XX, e alguns se tornaram famosos nas praças; relembre alguns modelos

O Fiat Tempra ie foi um dos carros mais utilizados pelos taxistas
Fiat Tempra i.e. 1995 [Foto: Divulgação]

Em algum momento, todos nós já precisamos pegar um táxi, seja fazendo sinal na rua ou, mais recentemente, por meio de aplicativos. O serviço de táxi surgiu em Paris, na França, no início do século XVII, quando o rei Luís XIII autorizou a circulação de carruagens de aluguel puxadas por cavalos.

O táxi como o conhecemos hoje começou a evoluir em 1891, com a invenção do taxímetro por Wilhelm Bruhn. Essa invenção permitiu calcular o preço da corrida com base na distância, tornando o serviço mais justo e padronizado.

Em 1897, surgiu o primeiro táxi motorizado com taxímetro, fabricado pela Daimler-Motoren-Gesellschaft em Stuttgart, na Alemanha. Dez anos depois, os táxis começaram a circular em Nova York, nos Estados Unidos.

No Brasil, os primeiros táxis apareceram no início do século XX, principalmente no Rio de Janeiro. Esse serviço se tornou essencial para a população, e ao longo das décadas, alguns modelos ganharam a preferência dos taxistas, oferecendo bom espaço interno e capacidade no porta-malas.

Chevrolet Opala

Chevrolet Opala Comodoro (Foto: Divulgação)

O Chevrolet Opala foi lançado no Brasil em 1968, sendo o primeiro carro de passeio da General Motors do Brasil e virou um símbolo de status e robustez, com opções de motores de quatro ou seis cilindros, assim como carrocerias sedan, cupê e perua.

A suspensão macia, o bom acabamento e o amplo espaço interno, com a carroceria medindo 4,84 m de comprimento, além do porta-malas de 376 litros no modelo 1991, fizeram do sedan da Chevrolet um dos preferidos dos taxistas na época.

Fiat Tempra

O Fiat Tempra ie foi um dos carros mais utilizados pelos taxistas
Fiat Tempra i.e. 1995 [Foto: Divulgação]

Em uma época em que não existiam utilitários esportivos, os sedãs eram os carros favoritos dos taxistas. O Fiat Tempra se destacou pela excelente oferta de equipamentos de série nos anos 1990, como ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, acabamento de qualidade, e um motor 2.0 naturalmente aspirado com injeção direta.

Em 1995, a versão i.e oferecia sob o capô o propulsor de quatro cilindros 2.0 8V naturalmente aspirada com injeção eletrônica casada ao câmbio manual de cinco marchas, para render 105 cv e 16,5 kgfm, para relembrar.

Volkswagen Parati

Volkswagen Parati [divulgação]
Volkswagen Parati [Foto: Divulgação]

Durante um período em que as peruas dominavam a preferência dos consumidores em busca de versatilidade e espaço, a Volkswagen Parati se destacou. Derivada do Gol, a robustez e a facilidade de manutenção foram seus principais atrativos, além de um porta-malas de 530 litros (ou 437 litros nos modelos 2012), para citar, tornando-a uma das principais escolhas para os taxistas. A carroceria com quatro portas veio em 1998, na segunda geração.

Chevrolet Spin

O Chevrolet Spin é um dos carros mais utilizados como táxi por conta do espaço interno e do amplo porta-malas
Chevrolet Spin Premier 2025 [Foto: Auto+ / Rafael Dea]

Após a descontinuação da Chevrolet Zafira em 2012, a Spin preencheu a lacuna no mercado, oferecendo opções para cinco ou sete ocupantes (mesma capacidade da Zafira). Lançada em no mesmo ano do adeus da Zafira, a Spin combina uma cabine espaçosa com um porta-malas volumoso de 710 litros (cinco lugares) ou 553 litros na versão com sete assentos.

Como alguns taxistas costumam dizer: “com ela, a gente não perde corrida”. A linha 2025 traz na configuração Premier (carro da foto) o propulsor 1.8 naturalmente aspirado casado ao câmbio automático de seis marchas, para entregar 111 cv e 17,7 kgfm utilizando etanol. A gama começa com preço de R$ 129.090, de acordo com o site do fabricante.

Volkswagen Santana

Volkswagen Santana prata pardo de frente foi um dos carros utilizados como táxi
Volkswagen Santana [Foto: Divulgação]

A Volkswagen sempre foi uma marca muito apreciada pelos taxistas, e além do Fusca e da Parati, outro modelo de sucesso foi o Santana. Especialmente entre os anos 1980 e 2000, o Santana se destacou pela robustez mecânica, amplo espaço interno e porta-malas, além de ser um sedã com manutenção simples e descomplicada.

Lançado em 1984 para competir com o Chevrolet Monza foi disponibilizado inicialmente nas configurações básica CS (Comfort Silver), intermediária CG (Comfort Gold) e topo CD (Comfort Diamond, topo de linha).

Ao longo dos anos, recebeu o motor 2.0 AP no primeiro semestre de 1988, assim como no início dos anos 1990 recebeu a configuração Santana Executivo oferecendo o acabamento em couro, visual exclusivo e rodas BBS douradas com 14 polegadas.

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