Eles marcaram gerações

5 sedans mais memoráveis do Brasil

O Auto+ ficou nostálgico e resolveu relembrar cinco sedans mais memoráveis do Brasil. Você tem seus modelos preferidos para indicar?

Chevrolet Monza [divulgação]
Chevrolet Monza [divulgação]

Os sedans são aqueles carros com amplo espaço interno e porta-malas generoso, mas existem aqueles que são mais memoráveis. Todos eles possuem em comum a carroceria mais comprida. Desse modo, os ocupantes e as cargas conseguem viajar com mais folga e certa tranquilidade.

Na lista de hoje, o leitor do Auto+ vai conhecer curiosidades de cinco sedans mais memoráveis do nosso mercado. Terá modelos novos e aqueles mais antigos e que marcaram época. Então, tenha boa leitura e se prepare para a nostalgia.

Toyota Corolla

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid azul estacionado de frente no asfalto com árvores ao fundo
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]

Não tem como falar de sedans e não pensar no Corolla. Ele nasceu em 1966 e desde então está entre os carros mais vendidos do mundo. A primeira vez que o Brasil o conheceu foi como importado no começo da década de 1990. Há um bom tempo, ele conquistou o posto de sedan médio mais vendido do país. É vendido em versões a combustão e híbrida convencional. Ele parte de R$ 156.090 e chega em R$ 198.890.

Volkswagen Santana

Volkswagen Santana [divulgação]
Volkswagen Santana [divulgação]

Outro dos sedans mais memoráveis do Brasil é o Santana. Ele tinha bastante comprimento, por isso oferecia amplo espaço interno e porta-malas mais generoso. Foi assim que ele virou o queridinho dos taxistas. Bastante racional e com manutenção acessível, existem diversas unidades rodando Brasil afora. Foi produzido por aqui entre 1984 e 2006, mas na China viveu até 2022.

Chevrolet Monza

carros
Chevrolet Monza [divulgação]

O Monza foi um dos carros que ajudou a popularizar a Chevrolet no Brasil e assim ele conseguiu se tornar um sedan bastante lembrado. Ele teve versão hatch e com linhas acupezadas. Porém, foi o três-volumes que mais sucesso fez. Aliás, não tem como falar do Monza e não lembrar a importância dele no seriado “A Grande Família” da TV Globo. Foi produzido entre 1982 e 1996.

Ford Corcel

carros
Ford Corcel [divulgação]

Mais um dos sedans mais memoráveis do mercado que já nos deixou há muito tempo. O Corcel foi um dos primeiros modelos que a Ford produziu por aqui, lá na década de 1960. Surpreendentemente, o Corcel se trata de um sedan médio. Um dos seus charmes era a carroceria mais alta. Então, a visibilidade do exterior era melhorada. Foi produzido entre 1968 e 1986.

Fiat Tempra

Fiat Tempra Turbo [divulgação]
Fiat Tempra Turbo [divulgação]

Por fim, o último dos sedans mais memoráveis do Brasil dessa lista é o Tempra. Parente do Tipo, o Tempra chegou aqui em meados da década de 1990. Apesar de ter aspecto mais reto, ele tinha linhas ovaladas também e priorizava amplo espaço interno. Além disso, mesmo sendo sedan médio podia ter duas portas. Um destaque era a versão GT, que tinha apelo esportivo.

Você teria ou tem algum desses sedans mais memoráveis do Brasil? Faria outra indicação? Conte nos comentários