Eternas

5 peruas vendidas no Brasil que deixaram saudade 

Antes preferidas pelas famílias, as peruas caíram no esquecimento do público brasileiro, mas até hoje há fãs que sentem saudade desses modelos

peruas
Volkswagen Parati [divulgação]

As peruas marcaram época no Brasil. Afinal, o primeiro carro fabricado no mercado brasileiro foi uma wagon. Normalmente derivadas de sedãs, por aqui criou-se também o hábito de se desenvolver peruas derivadas de hatch, fazendo famílias de veículos. Por isso, confira a seguir alguns modelos que entraram para a história.

Volkswagen Quantum

peruas
Volkswagen Quantum [divulgação]

Derivada do Santana, a Quantum foi uma das peruas mais queridas dos brasileiros. Lançada em 1985, ela chegou ao mercado brasileiro um ano depois que o Santana, sendo a opção familiar derivada do sedã. O design era moderno para a época, e a perua acompanhou seu irmão três volumes durante todas as mudanças de estilo, em 1991 e 1999. No entanto, a Quantum saiu de linha antes, em 2002, enquanto o Santana continuou até 2006. 

Chevrolet Caravan

Chevrolet Caravan [divulgação]
Chevrolet Caravan [divulgação]

O Opala foi o primeiro carro de passeio feito pela Chevrolet no Brasil, iniciando sua trajetória em 1968. Somente em 1975 é que surgiu a perua Caravan, já aproveitando a reestilização da linha. Com um ótimo espaço interno e para bagagens, a Caravan logo conquistou as famílias brasileiras. Saiu de linha junto com o Opala, em 1992. Inclusive, o último veículo produzido foi uma Caravan ambulância, encerrando a história da família Opala no Brasil.

Fiat Palio Weekend 

Fiat Palio Weekend [divulgação]
Fiat Palio Weekend [divulgação]

A Fiat teve outras peruas antes da Palio Weekend, como a Elba e a Panorama. Porém, foi com a wagon do Palio que a marca conseguiu, enfim, superar a Volkswagen Parati. Moderna e com um design equilibrado, a Palio Weekend surgiu em 1997 e só foi sair de linha em 2020, sendo a última perua fabricada no Brasil.

Ford Belina

Ford Belina [divulgação]
Ford Belina [divulgação]

Derivada do Corcel, a Belina surgiu em 1970, ainda no início da primeira geração do sedã no Brasil. Em 1977, a Ford lançou o Corcel II, e a Belina também foi atualizada, ganhando linhas mais retas. Em 1981, surgiu o Del Rey, uma opção mais luxuosa, mas inicialmente a perua da linha era chamada de Scala, lançada em 1983, mas a Belina seguia em linha. Em 1987, a Scala muda seu nome para Belina, e segue o legado das peruas da Ford até sair de linha definitivamente, em 1991.

Volkswagen Parati

Volkswagen Parati [divulgação]
Volkswagen Parati [divulgação]

Não tem jeito, a VW Parati é uma das peruas mais emblemáticas da história. Surgida em 1982, ela foi o terceiro membro da família Gol, e tinha um visual que mesclava a dianteira do Voyage com uma traseira mais retangular e com um amplo vidro traseiro. A perua acompanhou o Gol por quase toda a vida, ganhando uma segunda geração em 1995, a reestilização G3, em 1999, e a G4, em 2005. No entanto, a Volkswagen não fez uma Parati baseada no Gol de 2009, e a perua morreu em 2013, ainda com o visual G4.

Sente saudade das peruas? Deixe nos comentários a sua opinião. 


>> Como seria se a Volkswagen Parati voltasse baseada no Virtus?

>> Flagra comprova que Fiat Toro Ultra Flex está a caminho

>> Toyota GR Supra e BMW Z4 vão sair de linha em breve