SUVs não originais

5 marcas que usaram clones como seus primeiros SUVs

Ainda que hoje praticamente todas as marcas tenham SUVs, no começo, algumas fabricantes precisaram usar um recurso criativo

SUVs
Citroën C-Crosser [divulgação]

Nos tempos atuais, uma fabricante que não tem um ou mais SUVs está fadada a sofrer no mercado. Até mesmo Ferrari e Rolls-Royce, que um dia condenaram esse tipo de modelo, tem um em sua linha. Mas o começo não foi fácil para todo mundo. Prova disso é que essas fabricantes usaram da engenharia de emblema para ter seu primeiro SUV.

Explicando brevemente, quando uma fabricante usa o recurso da engenharia de emblema é simplesmente pegar o carro de uma marca e vender como se fosse seu. Em casos comuns, ocorre simplesmente a troca de logotipos e de nome. Em casos um pouco mais avançados, as fabricantes até mudam parte do visual. Na lista, há os dois exemplos.

Citroën 

Citroën C-Crosser [divulgação]
Citroën C-Crosser [divulgação]

Se hoje a Citroën já tem vários SUVs em sua linha, tudo começou por conta de uma bizarra parceria com a Mitsubishi. Lançado em 2007, o Citroën C-Crosser não passava de um Mitsubishi Outlander com frente francesa e traseira levemente modificada. Ironicamente, a plataforma usada por ele é a mesma de outros três modelos da lista, todos da Stellantis. 

Peugeot

Peugeot 4007 [divulgação]
Peugeot 4007 [divulgação]

Um desses SUVs citados é justamente o Peugeot 4007. O modelo também era um Mitsubishi Outlander com toque francês, sendo produzido no Japão, Nova Zelândia e Rússia. Ele vendeu pouco mais que o primo Citroën, mas ambos foram fracassados nas vendas. Além disso, foram substituídos por outro Mitsubishi, no caso o ASX com visual modificado.

Fiat 

Fiat Freemont [divulgação]

Compartilhando a plataforma GS do Mitsubishi Outlander, Peugeot 4007 e Citroën C-Crosser, o Dodge Journey deu origem ao Fiat Freemont. De todos os modelos da lista, somente esses dois foram vendidos simultaneamente no Brasil. A ideia era que o Dodge ficasse nas Américas e o Fiat na Europa. Mas no Brasil, como a Fiat que manda, tivemos os dois.

Honda

Lançados simultaneamente em 1993, os dois primeiros SUVs da Honda, não eram carros originais da marca. O Passport, destinado ao mercado norte-americano, era Isuzu Rodeo rebatizado. Já o Crossroad, vendido no Japão, era um Land Rover Discovery de primeira geração com o logotipo da Honda. 

Mazda

Mazda Navajo [divulgação]
Mazda Navajo [divulgação]

Atualmente com uma linha quase que unicamente constituída por SUVs, e pelo Miata, a Mazda começou tudo com um rebadge de um Ford. Especificamente falamos do Navajo, lançado em 1991 como o primeiro SUV da marca japonesa. Só que, por baixo da pele, ele era um Ford Explorer de primeira geração.

Que outros SUVs que passaram pelo processo de engenharia de emblema você se lembra? Conte nos comentários.


>> 5 SUVs para comprar pelo preço de um Renault Kwid

>> Mercedes-Benz muda preços de SUVs com aumento de até R$ 25 mil

>> Quais são os SUVs compactos mais rápidos do Brasil?