O setor automotivo é repleto de marcas variadas. Todas elas nasceram com uma concepção e durante suas trajetórias, lidaram com fracassos e sucessos. Mas, como a vida também é assim, às vezes, os seus executivos tomaram alguma atitude radical que mudou completamente os rumos delas.
Vamos conhecer na lista de hoje, 5 marcas que tinham uma determinada ideia em prática e de repente tomaram uma atitude drástica. Essa decisão pode até fazer sentido para uns, já outros torcem o nariz no começo, mas depois apoiam a decisão tomada pelas montadoras.
Ford
A marca norte-americana já teve diversos sedãs em seu portfólio e todos eram bem vistos em suas respectivas categorias. Contudo, o atual CEO da montadora afirmou que esses modelos trouxeram prejuízos bilionários para a empresa. Desse modo, em diversos mercados, a Ford não oferece mais nenhum sedã. Somente a China se sobressai como o mercado que mais apoia esses veículos da montadora.
JAC
Conhecida no Brasil pela propaganda feita pelo apresentador de televisão Faustão, a JAC foi uma das primeiras marcas chinesas a chegar por aqui. Ela tinha diversos modelos e queria chamar atenção. Só que, sua trajetória mudou completamente após passar a vender somente carros eletrificados e abandonar a categoria de modelos mais acessíveis. Vale dizer que seu carro mais barato hoje é o pequenino elétrico E-JS1 que custa R$ 126.900.
BYD
Outra das marcas mais famosas hoje e que sofreu uma mudança radical foi a BYD. No começo de sua trajetória, ela fazia seus próprios clones de carros de outras montadoras e a maioria necessitava de combustível fóssil para andar. Porém, hoje ela é completamente amiga do meio ambiente e foca apenas nos modelos eletrificados, como o hatch Dolphin. Tudo para melhorar os cuidados com o meio ambiente e proteger a natureza.
Jaguar
Conhecida no mundo sofisticado e esportivo, a Jaguar é uma marca que remete aos carros de gente rica. Ela teve diversos modelos em seu portfólio, só que se apegou de forma contundente em prol do meio ambiente e decidiu que será uma montadora com gama 100% elétrica. Recentemente, o icônico esportivo F-Type teve sua última unidade com motor a combustão produzida.
Smart
Há um tempo atrás, a Smart era uma das marcas que inovava ao trazer carros a combustão, mas pequenos demais para grandes famílias. O tempo passou e o portfólio continuou focado em modelos com tamanho reduzido. Todavia, agora eles são oferecidos apenas internacionalmente e a gama é composta apenas por carros elétricos.
Qual dessas marcas você acha que teve a atitude mais radical? Gosta delas? Conte nos comentários