Marcas nacionais

5 marcas de carros totalmente brasileiras 

Com a Lecar querendo ser a próxima da lista, relembre outras marcas de carros brasileiras que tentaram a sorte no mercado

Gurgel Itaipu E400 [reprodução]
Gurgel Itaipu E400 [reprodução]

Novas marcas de carros brasileiras surgem de tempos em tempos. A mais nova tentativa é a Lecar, que anunciou sua fábrica na última semana e que promete fazer um sedã híbrido com motor Renault. Entretanto, ao longo dos mais de 70 anos de indústria nacional, diversas empresas brasileiras foram criadas, mas sucumbiram ao longo dos anos. Relembre algumas a seguir.

Fábrica Nacional de Motores (FNM)

carros
FNM JK [reprodução]

Popularmente chamada de Fenemê, a FNM surgiu nos anos 1940 para produzir motores de avião e era uma estatal. Posteriormente, a empresa passou a produzir caminhões licenciados da italiana Isotta Fraschini e, somente em 1960, entrou no mundo dos carros, com o FNM JK. 

Foi privatizada em 1968, passando para as mãos da Alfa Romeo, mas manteve a fabricação de caminhões e de um sedã da marca italiana. Em 1977, a Fiat comprou a empresa da Alfa Romeo e logo depois encerrou o nome FNM, passando ela mesma a produzir caminhões com a marca Iveco.

Puma

carros
Puma GT [reprodução]

Surgida nas pistas, a Puma iniciou sua trajetória nos anos 1960 e fazia esportivos com chassis de VW Karmann-Ghia e mecânica da DKW. Após a Volkswagen comprar a operação da DKW-Vemag, a Puma passou a equipar seus carros com motores VW. O maior sucesso da empresa foi o Puma GTE, dos anos 1970, mas houve outros modelos icônicos, como o GT e o GTB. A falência da marca aconteceu em 1985, mas a Puma voltou há alguns anos e prometia um esportivo moderno. Mas até agora esse carro não saiu do papel.

Agrale

Agrale Marruá [divulgação]
Agrale Marruá [divulgação]

Fundada nos anos 1960, a Agrale segue em atividade até hoje. Gaúcha de origem, a marca produz veículos militares, o utilitário Marruá, além de tratores e caminhões. Até mesmo motos foram feitas pela empresa. Nos últimos anos, a fabricante perdeu mercado e tem tido prejuízos, mas segue ativa no mercado.

Troller

Troller T4 [divulgação]
Troller T4 [divulgação]

Fundada em 1995 no Ceará, a Troller entrou no mundo dos carros em 1994, quando o primeiro T4 foi lançado. Ao longo dos anos 2000, o modelo foi recebendo atualizações e se tornou conhecido no mundo off-road. Em 2006, a marca apresentou a caminhonete Pantanal, mas foi um fracasso comercial e as 77 unidades vendidas foram recompradas depois e destruídas.

A trajetória da Troller mudou radicalmente em 2007, quando a Ford comprou a empresa. A americana foi quem detectou os problemas da Pantanal, além de passar a evoluir o T4. A segunda geração do jipe foi lançada em 2014 e utilizava vários componentes da Ranger da época, incluindo o motor 3.2 turbo diesel de cinco cilindros. Em 2021, com o fim da produção brasileira da Ford, a Troller foi fechada, encerrando sua história.

Gurgel 

carros
Gurgel BR-800 [divulgação]

Marca de carros brasileira mais lembrada, a Gurgel foi lançada em 1969. No início, a fabricante fazia karts e veículos para crianças com motores funcionais, e logo depois apresentou o Ipanema, seu primeiro carro, que posteriormente evoluiu para o Xavante.

No começo, os carros da marca utilizavam motores Volkswagen, mas Amaral Gurgel queria ter seu carro totalmente brasileiro, com mecânica própria. Isso aconteceu no fim dos anos 1980, com o BR-800, um subcompacto com motor de 800 cc. Depois, ele evoluiu para o Supermini, mas a Gurgel já estava com problemas financeiros. Em 1994, a marca faliu e o sonho do carro 100% brasileiro chegou ao fim.

Você acha que a Lecar vai conseguir ter seu carro totalmente brasileiro? Deixe nos comentários a sua opinião.