Existem marcas de carros que são criadas a partir de uma outra fabricante com o intuito de ganhar um tipo de mercado diferente de sua marca mãe. Em geral, um ou mais modelos são parte de uma linha e se tornam emancipadas, só que, vez ou outra, promovem seu nome a status de fabricante.
Com isso, selecionamos cinco carros que, originalmente, faziam parte de uma marca, mas se emanciparam para abrir sua própria montadora. Na grande maioria dos casos, essa emancipação não faz com que a fabricante novata saia do grupo, mas às vezes isso pode acontecer.
Ram
Por mais que muita gente ainda insista em chamar as caminhonetes da Ram de Dodge, desde 2010 a FCA (hoje Stellantis) separou a linha de picapes dos muscle-cars e SUVs da Dodge. Como fabricante, a Ram também assumiu a linha de modelos comerciais da Fiat e é a mais global das marcas da Stellantis.
Genesis
Lançado em 2004 como o segundo sedã mais luxuoso da Hyundai, o Genesis se separou da marca mãe para se tornar a primeira fabricante de carros de luxo da Coreia do Sul em 2015. Apesar de estar abaixo do Equus na linha Hyundai, o nome Genesis fez mais sentido globalmente. O então modelo da Hyundai com mesmo nome se tornou G80, já o Equus virou Genesis G90.
Mini
Hoje parte da BMW, a Mini já passou pelas mãos de diversos grupos britânicos. Como modelo feito pela BMC, ele foi produzido de 1959 a 1968, quando a marca Mini foi criada. Contudo, o simpático modelo, conhecido como Mini Cooper, foi fabricado por diversas montadoras antes de se estabelecer com sua própria fabricante.
Tank
Separar carros em diversas marcas é um hábito extremamente comum entre as marcas chinesas. E isso aconteceu mais recentemente dentro da GWM com a Tank. Originalmente, a marca de luxo Wey teria o carro Tank como um SUV parrudo e 4×4. Mas a GWM viu a oportunidade de criar a sua própria Jeep. Assim, o Wey Tank durou seis meses e, em 2021, a marca Tank foi criada.
Cupra
O caso da Cupra é um pouco diferente das outras da lista. Porque ao invés de ser um modelo específico, são vários carros que foram separados da Seat para criar a marca. Mais especificamente, a divisão esportiva da Seat que foi transformada em marca. Quase como se a AMG decidisse fazer carros sem ajuda alguma da Mercedes e sem seu logo.
Quais outros carros se transformaram em marcas e você se lembra? Conte nos comentários.