Quando falamos de carros, algumas empresas vêm à mente, como a Honda, a Hyundai e a Mitsubishi, não é mesmo? No entanto, além de fabricarem automóveis, elas também diversificam suas operações e atuam em outros mercados.
Seja no ramo de eletrodomésticos, na construção de aeronaves e até de navios. Por isso, selecionamos cinco marcas de carros que estampam seu nome em outros mercados que vão além das duas ou quatro rodas.
Honda
A Honda é conhecida por sua boa reputação de mercado. No entanto, a marca fundada em 1948 por Soichiro Honda e Takeo Fujisawa também atua em segmentos além dos carros e motocicletas.
Isso inclui as áreas de equipamentos de força (cortadores de grama, sopradores de folhas e equipamentos agrícolas), energias renováveis e aviação. Afinal, o HondaJet é um jato executivo desenvolvido pela Honda Aircraft Company.
Uma característica é a posição dos motores sobre as asas (Over-The-Wing Engine Mount), contribuindo para a eficiência aerodinâmica e aumento do espaço interno. O alcance da aeronave é de aproximadamente 2.661 quilômetros, oferecendo uma velocidade de cruzeiro de 782 km/h e 13.702 metros de altitude máxima.
Mitsubishi
Ao longo dos anos, a Mitsubishi nos brindou com carros de encher os olhos, como o Eclipse e o 3000GT. No passado, durante a Segunda Guerra Mundial, a marca construiu o Mitsubishi A6M Zero, principal caça da Marinha Imperial Japonesa e famoso por ser a aeronave utilizada pelos Kamikazes em missões suicidas.
Paralelamente às páginas da história, a divisão Mitsubishi Electric atua no segmento de eletrodomésticos, com ar-condicionados, assim como nos mercados de automação industrial/predial, além de sistemas de controle, gerenciamento e instalações de estações ferroviárias.
Hyundai
Embora a Hyundai esteja intrinsecamente ligada à produção/desenvolvimento de carros, ela também é conhecida por construir navios. Sendo um dos maiores conglomerados industriais da Coreia do Sul, inclui a construção naval por meio da Hyundai Heavy Industries (HHI), sendo um dos maiores construtores de navios comerciais, navios-tanque, navios de carga, navios de passageiros e outras embarcações marítimas.
Uma das maiores embarcações já construídas é o porta-contêiner CSCL Globe, com 400 m de comprimento e peso de 184.000 toneladas, construído para a China Shipping Container Lines (CSCL).
General Motors
A empresa norte-americana está ativamente envolvida no segmento de robótica por meio da subsidiária Cruise. Esta é uma empresa de tecnologia de veículos autônomos adquirida pela GM em 2016, que desenvolve sistemas de direção autônoma dos carros utilizando inteligência artificial e robótica – também empregada nas linhas de produção para automatizar e aumentar a eficiência fabril.
Rolls-Royce
A Rolls-Royce constrói os carros mais luxuosos do mundo e a empresa também atua no segmento de energia com turbinas a gás para aplicações industriais, como usinas de energia elétrica e plataformas, além de operar nos setores de defesa, submarinos e defesa terrestre.
A Rolls-Royce desenvolveu um dos motores mais versáteis da Segunda Guerra Mundial, o Merlin, sendo substituído pelo Griffon, além do Eagle que equipou o bombardeiro Handley Page Halifax, um dos bombardeiros mais pesados do conflito ao lado do Boeing B-17 e do Avro Lancaster.
Além dos luxuosos carros, a Rolls-Royce continua nessa área com os motores da linha Trent XWB-84 e XWB-97, que equipam os Airbus A350-900 e A350-1000, respectivamente.
Você conhecia esses ramos de atuação dos fabricantes de carros? Escreva nos comentários!